Início » Significados Bíblicos » Significado de Arcanjo

Significado de Arcanjo

Segue um artigo completo sobre o significado de arcanjo, segundo o dicionário, arcanjo é “um anjo pertencente a uma ordem superior, espírito celeste que atua como mensageiro em missões especiais”.

Podemos definir que um arcanjo é um “anjo líder dos anjos”, um ser que ocupa um cargo superior e que conduz um grupo de anjos em missões dadas pelo Eterno, sempre no comando do Senhor dos Exércitos.

Pode-se imaginar também que um arcanjo é um anjo com autoridade e com força para lutar as mais ferrenhas batalhas contra o Diabo e as forças dominadoras do mal nas regiões celestiais.

significado-de-arcanjo

O que é Arcanjo?

Ao contrário do que muitos dizem ou pensam, as Sagradas Escrituras não nomeiam muitos arcanjos, na verdade apresenta apenas o nome de um, por isso não é possível afirmar quantos arcanjos no grupo angelical há, seria heresia tornar público tal argumento sem fundamento bíblico.

Arcanjo Miguel

Na Bíblia, o único denominado como arcanjo é o Miguel, na última carta do Novo Testamento ele aparece nessa posição de destaque:

Houve, então, uma guerra nos céus. Miguel e seu exército de anjos lutaram contra o Dragão, ao que o Dragão com seus anjos revidaram. Contudo, estes não foram suficientemente poderosos e, dessa maneira, perderam o seu lugar nos céus (o inimigo).

Assim, o grande Dragão foi excluído para sempre. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que tem a capacidade de enganar o mundo inteiro. Ele e seus anjos foram lançados a terra (Apocalipse 12.7-9), cumprindo aí e interligando uma palavra anteriormente já declarada pelo profeta Daniel sobre os tempos finais:

Naquela época, Miguel, o grande príncipe que protege o povo de Deus, se erguerá em beneficio dos filhos do teu povo; e haverá um período de tribulação, opressão e aflição como nunca houve desde o inicio das nações até então. Contudo, naquela época, o teu povo, toda pessoa cujo nome está escrito no Sêfer, Livro, será liberto (Daniel 12.1).

Missão de um Arcanjo

O arcanjo é denominado com a missão de defensor do povo de Deus ou em algumas versões dos israelitas (Daniel 10.21), com a autoridade concedida por Deus e na missão de guerrear em favor dos filhos, assim como deve ser à serviço do Pai.

Um arcanjo também recebe a referência de “grande príncipe” ou “príncipe supremo”, sempre na ideia de um lugar de liderança e força, bem como sempre submetido a Deus, veja o que o profeta Daniel diz também:

Mas o príncipe do reino da Pérsia, me resistiu durante vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio me ajudar a vencer o inimigo, porquanto não pude mais continuar ali com os reis da Pérsia (Daniel 10.13), mais uma demonstração de força e lugar de destaque.

Por fim, são essas as definições que adequadamente com base podemos expor sobre “arcanjos”, qualquer afirmação além dessas hoje é fora de conhecimento ou confirmação bíblica. Deus abençoe você.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.