Início » Significados Bíblicos » Significado de Arcanjo

Significado de Arcanjo

Segue um artigo completo sobre o significado de arcanjo, segundo o dicionário, arcanjo é “um anjo pertencente a uma ordem superior, espírito celeste que atua como mensageiro em missões especiais”.

Podemos definir que um arcanjo é um “anjo líder dos anjos”, um ser que ocupa um cargo superior e que conduz um grupo de anjos em missões dadas pelo Eterno, sempre no comando do Senhor dos Exércitos.

Pode-se imaginar também que um arcanjo é um anjo com autoridade e com força para lutar as mais ferrenhas batalhas contra o Diabo e as forças dominadoras do mal nas regiões celestiais.

significado-de-arcanjo

O que é Arcanjo?

Ao contrário do que muitos dizem ou pensam, as Sagradas Escrituras não nomeiam muitos arcanjos, na verdade apresenta apenas o nome de um, por isso não é possível afirmar quantos arcanjos no grupo angelical há, seria heresia tornar público tal argumento sem fundamento bíblico.

Arcanjo Miguel

Na Bíblia, o único denominado como arcanjo é o Miguel, na última carta do Novo Testamento ele aparece nessa posição de destaque:

Houve, então, uma guerra nos céus. Miguel e seu exército de anjos lutaram contra o Dragão, ao que o Dragão com seus anjos revidaram. Contudo, estes não foram suficientemente poderosos e, dessa maneira, perderam o seu lugar nos céus (o inimigo).

Assim, o grande Dragão foi excluído para sempre. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que tem a capacidade de enganar o mundo inteiro. Ele e seus anjos foram lançados a terra (Apocalipse 12.7-9), cumprindo aí e interligando uma palavra anteriormente já declarada pelo profeta Daniel sobre os tempos finais:

Naquela época, Miguel, o grande príncipe que protege o povo de Deus, se erguerá em beneficio dos filhos do teu povo; e haverá um período de tribulação, opressão e aflição como nunca houve desde o inicio das nações até então. Contudo, naquela época, o teu povo, toda pessoa cujo nome está escrito no Sêfer, Livro, será liberto (Daniel 12.1).

Missão de um Arcanjo

O arcanjo é denominado com a missão de defensor do povo de Deus ou em algumas versões dos israelitas (Daniel 10.21), com a autoridade concedida por Deus e na missão de guerrear em favor dos filhos, assim como deve ser à serviço do Pai.

Um arcanjo também recebe a referência de “grande príncipe” ou “príncipe supremo”, sempre na ideia de um lugar de liderança e força, bem como sempre submetido a Deus, veja o que o profeta Daniel diz também:

Mas o príncipe do reino da Pérsia, me resistiu durante vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio me ajudar a vencer o inimigo, porquanto não pude mais continuar ali com os reis da Pérsia (Daniel 10.13), mais uma demonstração de força e lugar de destaque.

Por fim, são essas as definições que adequadamente com base podemos expor sobre “arcanjos”, qualquer afirmação além dessas hoje é fora de conhecimento ou confirmação bíblica. Deus abençoe você.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Redes Sociais