Obede Edom teve a sua história marcada pela presença do Eterno que o abençoou grandemente, bem como a benção que se estendeu a todos os seus familiares.
Passagem de Obede Edom na Bíblia
Indice
Relatos no Antigo Testamento contam que o Obede Edom recebeu em sua casa durante três meses a Arca do Senhor, após a desistência de Davi, por medo da intervenção do Eterno num fato no caminho, de levar a Arca do Senhor retirada da casa de Abinadade diretamente para a Cidade de Davi.
A desistência de seguir com os planos originais deu-se pelo toque do Eterno sobre Uzá que o feriu e o levou a morte no mesmo local. A Arca do Senhor estava sendo transportada por bois, quando eles tropeçaram e Uzá estendeu a mão e o segurou, o Eterno irou-se e o feriu por seu erro.
Estudiosos entendem com ressalvas que tal ira da parte do Eterno tenha acontecido porque a Arca estava sendo transportada de maneira inadequada, mas mais do que isso é que o gesto impulsivo de Uzá foi uma forma irreverente diante do quão Sagrado a Arca representava, pois não era “qualquer um que poderia tocar na Arca”, somente “os escolhidos”.
A arca do Senhor na Casa de Obede Edom
Portanto a Arca do Senhor (Arca da Aliança) ficou na casa de Obede Edom pelo período acima mencionado e ele ao lado dos seus foram grandemente abençoados: “O Senhor tem abençoado grandemente a família de Obede Edom e tudo o que ele possui, por causa da Arca de Deus” – 2º Samuel 6.12; 1º Crônicas 13.13-14.
Posteriormente a essa informação, registra as Sagradas Escrituras que Davi promoveu grande celebração e foi até a casa de Obede Edom e ordenou que se cumprisse o que antes estava proposto, ou seja, o transporte da Arca de Deus para a Cidade de Davi – 1º Crônicas 15.25.
Conclusão
Obede Edom portou em sua casa o símbolo da presença de Deus e onde Ele entra todo o cenário pode mudar: Um cenário de pecado dá lugar a um cenário de santidade. Um cenário de perturbação dá lugar a um cenário de paz. Um cenário de caos dá lugar a um cenário de ordem. Um cenário de enfermidade dá lugar a um cenário de graça e cura.
Um cenário de miséria dá lugar a um cenário de prosperidade (provisão exata na medida da necessidade), assim por diante. Como diz a Palavra: Obede Edom foi abençoado por causa da Arca do Senhor. A benção só está naquele que É dono da benção e que tem todo o poder sempre.
Onde Ele está tudo se torna diferente, não há registro bíblico de onde o Senhor Jesus entrou e não tenha feito à diferença na vida das pessoas alvos e daqueles que estavam em seu redor. Não é a toa que nessa caso não só Obede Edom foi abençoado, mas toda a sua casa. Ele é o mesmo.
Hoje você não precisa portar literalmente a Arca do Senhor em sua casa para ter a presença do Eterno. Hoje o Espírito Santo de Deus está disposto a habitar não em tetos feitos por mãos humanas, mas em templos criados pelo Eterno no inicio (seu corpo / sua vida), pela expiação de Jesus o caminho está aberto e nós temos acesso a Deus, portanto toda casa pode ter a presença de Deus, ter sua vida mudada e conquistar o maior milagre: a salvação.
Outros registros de Obede Edom
Há outros registros do nome Obede Edom no Antigo Testamento, são eles: “1º Crônicas 16.38 – 2º Crônicas 25.24” – Ligados ao serviço ao Senhor. Não se há conclusão, pelo que pesquisei, de se trata-se desse homem, chefe de família que recebeu a Arca do Senhor ou se a referência é de seus descendentes.
Mas o que realmente importa é que Ele foi abençoado e mesmo tendo sido nessas citações agora os seus descendentes, isso é mais uma prova de que quando nós temos o Amado e somos abençoados por Ele, todos em nossa volta são abençoados por Sua presença, bem como os nossos colhem frutos do legado que vamos construindo na presença e força Dele.