A palavra Maranata não deve causar estranhamento para você, mas sabe qual seu real significado? É uma expressão, denominação de uma igreja? Afinal, qual o real sentido do termo?
O termo presente na bíblia é o tema deste artigo, feito especialmente para que tire todas suas dúvidas sobre o assunto.
O que significa Maranata?
Indice
“Vem, Senhor” é a expressão que define a palavra Maranata. A palavra surge da junção de marãn (nosso Senhor) e athá (Jesus está aqui), ambas do aramaico.
Conta-se que antes do nascimento de Jesus, os judeus cumprimentavam-se falando “marãn”, no sentido de “Nosso Senhor virá”.
Após o nascimento do menino Jesus os judeus adicionaram “athá” ao cumprimento, expressando que o “Messias veio, está aqui e retornará!”
Qual o Significado Bíblico de Maranata?
Claramente o termo pode ser encontrado na bíblia. Foi usada por Paulo, que disse: “Se alguém não ama ao Senhor, seja anátema. Maranata” (I Coríntios 16:22)
A aplicação de Maranata vem como uma advertência do discípulo, impondo que aqueles que não amam ao Senhor devem ser amaldiçoados. Essa passagem serve como um alerta para quem descumprisse as instruções relacionadas aos mandamentos.
Nos cultos sagrados ela é usada para invocar a presença de Jesus Cristo. Atualmente é comum encontrar o termo em orações, especialmente entre os participantes da Comunidade Mundial da Meditação Cristã.
Igreja Maranata
Provavelmente você já viu a palavra Maranata estampada na fachada de um centro religioso, isso porque existe a Igreja Cristã Maranata – Presbitério Espírito Santense (ICM) ou popularmente conhecida como Igreja Cristã Maranata.
Fundada em janeiro de 1968, conta com mais de nove mil templos em todo o Brasil e tem sua sede em Vila Velha, no Espírito Santo. É uma igreja evangélica com orientação Pentecostal, ou seja, segue as diretrizes do movimento de renovação dentro do cristianismo.