Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada
Início » Significados Bíblicos » O que é a Bíblia? Qual significado da Bíblia

O que é a Bíblia? Qual significado da Bíblia

O que é a Bíblia? conhecida também como “As Escrituras Sagradas”, é o livro sagrado de todos nós cristãos. É estimado que foram necessários aproximadamente 1500 anos para ser escrita por cerca de 40 pessoas diferentes, atualmente considerada a obra mais vendida do mundo, disponível em 2600 línguas, o que corresponde a possibilidade de acesso para 90% da população, é vista como um presente de Deus, por trazer revelações que não chegaríamos sem ela.

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” (Timóteo 3:16-17).

Através dessa passagem foi possível pensar que a Bíblia é uma inspiração divina, feita para ajudar o homem a encontrar o seu caminho e dar continuidade a sua obra.

Dizer que ela é inspiração de Deus é o mesmo que dizer que Ele guiou os escritores, mesmo cada um apresentando um estilo diferente de escrita e relatarem diferentes momentos da história, todos foram guiados por Deus.

o-que-e-a-biblia-significado

Como a Bíblia é dividia?

As Escrituras Sagradas são divididas em Antigo Testamento (com sua maior parte escrita em hebraico e o restante em aramaico) e o Novo Testamento (escrito todo em grego). Fazem parte dessa primeira divisão o Pentateuco (Gênesis até Deuteronômio), Livros históricos (Josué até Ester), Livros Poéticos ( até Cântico dos Cânticos) e Livros Proféticos (Isaías até Malaquias). Já da segunda parte Evangelhos, Atos de Apóstolos, Cartas (Romanos até Judas) e o Apocalipse.

O grande protagonista da Bíblia é Jesus. O Antigo Testamento anuncia a sua vinda e o Novo Testamento descreve a sua vinda e toda o seu trabalho para nos salvar.

Por isso, a leitura da Bíblia também é considerada um meio de nos aproximarmos de Jesus, conhecermos suas obras e como podemos seguir os seus passos.

É pelas histórias sobre Ele, sobre os feitos de Deus, sobre a relação de diversos povos com Deus que conseguimos começar a entender a sua obra e suas vontades.

Jesus é mais do que uma figura histórica; na verdade, Ele é mais do que um homem. Ele é Deus em carne, e Sua vinda foi o evento mais importante da história do mundo. Deus Se tornou homem para nos dar um retrato claro e compreensível de quem Ele é. Como é Deus? Ele é como Jesus; Jesus é Deus na forma humana (João 1:14; 14:9).

O que é a Bíblia para os Cristãos?

Este livro é a forma de nós, cristãos, nos encontramos com Deus e nas suas palavras. Não importa pelo o que estamos passando no momento, se nos permitirmos parar por alguns minutos e ler a Palavra, iremos, certamente, ao encontro do que irá nos aliviar e, muitas vezes, nos dar força para seguirmos em frente.

As informações contidas na Palavra de Deus são práticas para a vida diária. (Isaías 48:17)

Seguir a Bíblia, através de qualquer um de seus livros, é seguir a Deus. A Bíblia é o instrumento que Ele nos deu para conhecermos a sua verdade e relatos históricos que envolvem a experiência com Deus. Como dito por Isaías, devemos praticar todos os dias as informações contidas na Palavra de Deus, assim estaremos honrando seu nome, suas vontades e seguindo o seu caminho.

Objetivo que nos leva a salvação eterna!

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.