Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada

Início » Significados Bíblicos » O que é Galardão? Significado de Galardão

O que é Galardão? Significado de Galardão

Certamente você já ouviu alguém dizer a palavra “galardão” em alguma de suas frases, especialmente no meio cristão, ou já leu na Bíblia. Uma frase muito comum de ser ouvida no decorrer da caminhada cristã é: “grande é o seu galardão”.

Hoje nós contribuiremos com informações sobre esse tema e esperamos ser uma preciosa semente de conhecimento para a sua vida e trajetória cristã.

Galardão segundo o Dicionário: Galardão é um substantivo masculino com o significado de “recompensa”, “prêmio”, “homenagem” e “glória”.

o-que-e-galardao

Significado de Galardão

A palavra “galardão” aparece ao menos sete vezes nos versículos bíblicos, são eles: Isaías 40.10, Isaías 62.11, Mateus 6.2, Mateus 6.5, Lucas 6.32, Hebreus 10.35 e Apocalipse 22.12.

Obviamente essa referência pode ser alterada facilmente dependendo da tradução e versão bíblica usada.

O fato da palavra alterada não significa que a essência das escrituras se alterou também, significa apenas que o tradutor entendeu correto usar outra palavra para passar a ideia e alcançar o coração dos leitores de maneira mais compreensível, por exemplo: existem alguns casos que uma versão utiliza a palavra “galardão” e a outra utiliza a palavra “recompensa” que ao final está intencionada a passar com fidelidade a mensagem.

No sermão da montanha, ao concluir a listagem das “bem-aventuranças”, Jesus disse:

“Bem-aventurados sois vós quando vos insultarem, e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós, por minha causa; Exultai e alegrai-vos sobremaneira, pois é esplêndida a vossa recompensa nos céus, porque assim perseguiram os profetas que viveram antes de vós” – Mateus 5.11-12.

Contudo, há algumas traduções que descrevem assim: “…alegrai-vos sobremaneira, pois grande é o vosso galardão nos céus…”.

A essência continua a mesma de “alegria no Espírito” por fazer parte da história do evangelho e por “recompensa e glória vindoura” depois de grande sofrimento e perseguição dos mais variados níveis.

Galardão segundo Isaías

Isaias 40.10 diz:

“Yahweh, o Eterno vem com poder! Com seu braço forte Ele governa. A tua paga está guardada com ele, e diante dele segue o teu galardão!”

E ainda em 62.11:

“Em verdade, Yahweh faz ouvir a sua voz até os confins da terra: Dizei à Filha, cidade de Sião: Eis que teu Salvador está chegando, eis com ele a sua recompensa e o seu galardão está seguro em sua mão”.

Um profeta, uma história e a missão de ser porta voz e entregar ao povo uma mensagem carregada de conforto, consolo, esperança e promessa de um relacionado entre a nação e Deus plenamente restaurado no futuro. Uma descrição de Deus que nunca mudou e nunca mudará e consigo traz a recompensa para os bons e maus como consequência de suas ações e posições.

Galardão segundo o evangelho de Mateus

Mateus 6.2 diz:

“Por essa razão, quando deres um donativo, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens, pois com toda certeza vos afirmo que eles já receberam o seu galardão”.

E ainda diz no versículo 5 do mesmo capítulo:

“E, quando orardes, não sejais como os hipócritas, pois que apreciam orar em pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem admirados pelos outros, com toda a certeza vos afirmo que eles já receberam o seu galardão”.

Nesse instante do seu ensino Jesus está aconselhando-nos a sondar o nosso coração e a motivação que inicia as nossas ações. Para tudo se há uma recompensa (um galardão) ou no mínimo uma consequência (Provérbios 22.8-9).

Aquele que está motivado a buscar o reconhecimento humano já recebeu seu galardão (homenagens, elogios, reconhecimento), mas aquele que é motivado a viver o Reino de maneira humilde, assim como Jesus (Mateus 11.29), faz o que faz sem querer ser notado, faz em secreto, pois entende a sua missão e o seu coração está no caminho correto, para esse também há um galardão, muito mais precioso e incorruptível, pois quem concederá será o Pai que tudo vê em secreto (Mateus 6.4 e 6).

Galardão segundo o evangelho de Lucas

Lucas 6.32 diz:

“Pois se amais os que vos amam, que galardão pode haver nisso? Porquanto até mesmo os ímpios amam aqueles que os amam”.

O evangelho é desafiador e anda na contramão de praticamente tudo o que o “mundo” diz como correto fazer, por isso que o caminho e a porta já foram rotulados como estreitos (Mateus 7.13-14).

O evangelho de Jesus, o Reino de Deus, quer levar a cada um de nós à um patamar de vida diferente do que é dito e imposto como “regra” aqui.

Nesse versículo Jesus está também falando sobre “galardão – recompensa”, contudo está empregado de outra forma num outro ensino.

Durante todo o seu ministério Ele disse: “Amem os vossos inimigos, amem os que vos perseguem, amem os que te prejudiquem, orem por eles, ajudem cada um deles…”. Basicamente Ele está dizendo: “Sejam um pouco de mim diante dos homens, façam como Eu fiz”. E em Lucas Ele “toca na ferida” ao questionar o valor de amar apenas os que nos amam? A reciprocidade é um caminho mais fácil, pois isso todos fazem e onde está o “galardão – recompensa” nesse simples ato? O galardão está em fazer o que Jesus fez, ou seja, amar os que colocam na condição de inimigo e não querem o nosso bem. Isso é Reino de Deus, quer aceito ou não. É a Palavra.

Galardão segundo Hebreus

Hebreus 10.35 diz:

“Portanto, não abandoneis a vossa, confiança; pois nela há grandioso galardão”.

Sobre a autoria da carta aos Hebreus, antigamente muitos continuavam dizer: “somente Deus sabe quem escreveu Hebreus”. Contudo, outros também afirmam que a autoria da carta seja do Apóstolo Paulo.

Seja quem for o autor, o que o Espírito Santo está afirmando nesse versículo é sobre a perseverança na fé daqueles que já receberam, aceitaram o evangelho e por ele foram salvos.

Nela há grandioso galardão. Independente da situação e circunstâncias que possam ter enfrentado no passado ou vir a enfrentar no futuro, grande é a “recompensa – galardão” que está preparado para todos os que continuam confiando e crendo no evangelho que se submeteram.

“Em verdade vos afirmo que necessitais de perseverança, a fim de que, havendo cumprido a vontade de Deus, alcanceis plenamente o que Ele prometeu” – Galardão. (Hebreus 10.36).

Apocalipse 22.12 – A carta registra: “Eis que venho sem demora! E trago comigo o galardão que tenho para premiar a cada um segundo as suas obras”.

O texto não se refere sobre a salvação, pois a salvação é por graça mediante a fé (Efésios 2.8-9), mas refere-se ao cumprimento da promessa do Senhor em galardoar aqueles que foram fieis até o fim (Apocalipse 2.10), aqueles que passando por toda a sorte de provações, tentações e resistências, persistirem por amor e no amor que vencerá as tribulações do mundo passageiro. A recompensa que já está preparada para receber os salvos.

Conclusão

A Palavra é carregada de esperança e promessas que sobressaem o entendimento humano e nos faz ao menos vislumbrar que “o melhor sempre está por vir”.

O galardão é a recompensa na forma de atitude cheia de amor e carinho de um Deus compassivo com os seus filhos amados.

A recompensa está preparada para todos aqueles que receberam e vivem o Reino de Deus, sem distorções ou manipulações, mas na essência do que Ele disse que é. Ele é fiel e mantem-se assim geração após geração.

Grande será o seu galardão (recompensa, homenagem, conquista), portanto mantenha-se fiel com as motivações corretas e de cada um desses ensinos aprenda e cresça na graça e sabedoria do Senhor. Deus te abençoe.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Recomendação da Semana