Início » Significados Bíblicos » O que Significa Murmurar

O que Significa Murmurar

Murmuração carrega o significado de “produzir um som breve e baixo, dizer algo muito baixo, como um segredo, como um sussurrar”.

O significado parece inocente, mas geralmente a produção desses “sons baixos” esta carregado de negatividade, ou seja, a murmuração basicamente se resume ao cochichar uma reclamação e insatisfação sobre alguém ou sobre algo.

o-que-significa-murmurar

O que é Murmurar?

A murmuração tem um efeito maléfico e não ajuda ao receptor tão pouco ao ambiente em que ela é proferida. A tendência é que o murmurador contamine o coração do outro e o leve a murmurar também.

O Salomão já dizia: “As palavras do tagarela ferem como espada de dois gumes, todavia a língua dos sábios promove cura” (Provérbios 12.18), por isso deve-se tomar cuidado com o que se fala.

Se houver murmuração, preferencialmente o faça no secreto da oração a Deus ou, no mínimo, a pessoas de confiança no ambiente do “ouvir e aconselhar” e não no ambiente do “contaminar e encontrar seguidores unindo-se às murmurações”.

O que é Murmurar segundo a Bíblia

A murmuração é produzida pela humanidade de pequena, média ou grande medida. Na bíblia lemos que pessoas igualmente murmuravam por diversas vezes, bem como vemos o posicionamento bíblico.

Murmuração na Bíblia

Um clássico exemplo de murmuração é dos israelitas que mesmo experimentando o sobrenatural agir de Deus ao livrá-los dos egípcios e das provisões certeiras, em inúmeros casos optaram por murmurar durante o caminho no deserto. Murmuravam uns com os outros contra Deus e contra os líderes.

A Palavra registra: “Toda a comunidade israelita começou a murmurar contra Moisés e Arão em pleno deserto. Então os filhos de Israel reclamaram com Moisés e Arão: Antes fôssemos mortos pela mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados próximos às panelas de carne e podíamos comer pão com fartura! Evidentemente nos trouxeste a este deserto para fazer toda esta multidão morrer de fome” (Êxodo 16.2-3). Contudo, Deus ouviu a murmuração e ao povo providenciou o conhecido por tantos como o “maná” (Êxodo 16.31), o alimento que era a provisão exata da necessidade diária daquelas pessoas. E ainda, “Ali o povo teve muita sede e protestou contra Moisés, exclamando: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matar de sede a nós, a nossos filhos, e aos animais” (Êxodo 17.3). Deus sempre misericordioso fez água sair da rocha para aquele povo beber.

A murmuração Novo Testamento

A murmuração não combina com um povo que confia e segue a Deus, bem como faz parte de sua família, por isso o conselho é que não haja murmuração – “Fazei tudo sem murmurações nem contendas” (Filipenses 2.14) – e assim tenhamos confiança em Deus em tudo, bem como gratidão e assim nos motivemos a “tudo quanto fizermos, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3.23), pois Ele recebe e assim o testemunho que vale mais do que mil palavras é oferecido ao mundo.

Aprendam com os exemplos de murmuração

E o apostolo Paulo orientou aos irmãos da igreja em Corinto e nos orienta hoje a olhar para os exemplos do passado e não cair no mesmo erro, inclusive no que diz sobre murmuração, pois essa não é a vontade de Deus para nós: “Esses fatos ocorreram como exemplo para nós, a fim de que não cobicemos o que é ruim, como eles fizeram. Não sejam idolatras como algum deles, não nos entreguemos à imoralidade como eles, não coloquemos à prova a paciência de Cristo, como alguns deles E não vos entregueis à murmuração, como alguns deles” (1º Coríntios 10.6-10 – Resumido).

Aprendamos com os exemplos e assim sabendo que a murmuração estraga o dia, mantemos um coração grato e confiante, sendo sempre refeito em Deus, que pode mudar o dia.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.