Início » Significados Bíblicos » O que Significa Blasfêmia?

O que Significa Blasfêmia?

Você sabe o que é blasfêmia? E o que é blasfêmia contra o Espírito Santo? Sabia que Jesus disse que esse é o único pecado que não tem perdão? Então vem entender mais sobre o que é isso e descobrir se você já cometeu ou não.

blasfêmia-o-que-é

O que é Blasfêmia?

Talvez você já tenha escutado, mas muitas vezes escutamos isso fora de contexto ou só relacionado a algo que ofende alguém, mas na verdade essa palavra faz referência a enunciados e palavras que insultam uma divindade, religião ou algo que é considerado sagrado. Ou seja, quando você comete uma blasfêmia está ofendendo a Deus, Jesus ou uma religião com palavras e às vezes até mesmo com atitudes.

Significado Bíblico de Blasfêmia

Eu asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno. (Marcos 3:28-29)

Conhecemos mais sobre o sentido bíblico dessa palavra através dos escritos em Mateus 12:22-32). É preciso pensar em todo o contexto dessas passagens para entender o que Jesus realmente quis dizer.

Trouxeram um homem endemoninhado, cego e mudo para Jesus e ele o curou, o que fez com que voltasse a falar e ver. A multidão ficou admirada, tentando entender o que aconteceu e como ele conseguiu fazer aquilo, mas os fariseus disseram que Jesus estava a serviço do Diabo, então, Jesus declara que a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada nesse mundo.

Então, mesmo não recebendo um significado único e certo através da bíblia, podemos perceber que Jesus deixa claro que a blasfêmia é uma rejeição a Deus e ao Espírito Santo. Os fariseus estavam desconfiados da verdade no ato de Jesus, dizendo que ele deveria estar ligado a algo ruim, testando a sua veracidade de certa forma, colocando em questão o próprio poder do Espírito Santo, dos milagres.

Será que eu já Cometi Blasfêmia?

Aquele que não está comigo está contra mim; e aquele que comigo não ajunta espalha. Por esse motivo eu digo a vocês: Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. (Mateus 12:30-31)

Muitas pessoas têm dúvidas se já cometeram esse pecado e ficam se questionando se terão ou não salvação, já que é um pecado sem perdão. Será que naquele dia que eu duvidei de Jesus ou do Espirito Santo ou de Deus eu cometi esse pecado? Será que quando eu disse algo que depois me arrependi sobre religião foi uma blasfêmia? Apesar de parecer difícil achar uma resposta para essa pergunta quando pensando, principalmente se estivermos com medo, ela é fácil de ser encontrada, como sempre a resposta está na própria bíblia.

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. (1 João 1:9)

Esse é o ponto principal que precisamos nos focar. Como dito em João, se confessarmos nossos pecados Ele irá nos perdoar por ser fiel e justo. Assim como qualquer outro pecado, devemos pedir perdão, repensar e mudar as nossas atitudes para sermos perdoados e seguirmos em frente sem cometer mais aquilo.

Então pode ser que em algum momento da sua vida você, de fato, tenha cometido uma blasfêmia, mas não será por isso que já está condenado, não, você ainda tem outra chance, se arrepender é a sua maior chance de mudar sua vida em qualquer situação. É isso que Ele espera de nós e é isso que nos aproxima dele.

→ Veja Também: Significado do Natal

Então podemos dizer que a blasfêmia não é só o falar mal ou duvidar e sim se manter continuamente negando Deus, por exemplo. Se você passar sua vida falando mal, demonstrando suas duvidas de forma igual ao dos fariseus e não se arrepender disso, não mudar isso em você, aí sim estará cometendo esse pecado tão grave.

Se não for assim, se você se arrepender, a história é completamente diferente. Lembre-se: nunca é tarde para pedir perdão, Ele está sempre pronto para nos perdoar.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.