Você com certeza já ouviu a palavra ascensão em algum momento da sua vida, não é? Mas você sabe exatamente o que isso significa? Já pensou sobre a ascensão de Jesus? Então vamos entender um pouco mais sobre isso.
Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo. Apareceu-lhes por um período de quarenta dias falando-lhes acerca do Reino de Deus. Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem… (Atos 1:3-4)
O que Significa a Palavra ascensão?
Indice
Quando pensamos só na palavra ela tem o sentido mais obvio, pois significa subida, escalada, elevação, mas para os cristãos a palavra tem um sentido que vai muito além disso, para nós significa a subida de Jesus para os céus, depois de sua ressurreição.
Ascensão do senhor
Tendo dito estas coisas, foi Jesus elevado à vista deles, e uma nuvem o recebeu e ocultou aos seus olhos. (Atos 1:9)
Esse evento da vida de Jesus é relatado no Novo Testamento, provavelmente todos nós conhecemos ele, alguns conhecem de cor, mas é interessante relatá-lo aqui para tiramos algumas lições disso. Jesus morreu, mas o túmulo não foi o suficiente para ele, algo incrível aconteceu e ele ressuscitou, depois de três dias, se “apresentou vivo” para as mulheres perto do túmulo, Seus discípulos e mais de outras 500 pessoas.
De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado ao céu, voltará da mesma forma como o viram subir”. (Atos 1:10-11)
Tempos depois ele foi com os seus discípulos para o Monte das Oliveiras, prometeu aos seus seguidores que o Espírito Santo viria em breve e pediu para que permanecessem em Jerusalém até que ele chegasse. Enquanto os abençoava Ele começou a subir ao céu. Além de Atos também podemos encontrar essa passagem em Lucas 24:50-51.
Seu retorno foi literal, ele de fato, subiu aos céus, de forma gradual e visível e observado por muitos. Dois anjos apareceram, encobrindo a visão deles e prometeram que a volta do Cristo seria da mesma forma como o viram subir.
Existem várias lições que podemos tirar dessas passagens e dessa história tão conhecida. Podemos começar a pensar que o fato de Jesus ascender aos céus demonstrava que ele cumpriu sua missão com excelência no nosso mundo, seu ministério tinha chegado ao fim, assim como a sua limitação humana.
Também marcou o seu retorno para a glória celestial e que pudesse preparar um lugar para nós. Toda a sua grandiosidade poderia ser, a partir desse momento, vislumbrada e sentida de maneira muito distinta de quanto estava na Terra.
→ Veja também: O que é Escatologia?
Falamos tanto que devemos seguir os passos de Jesus e muitas vezes esquecemos de pensar em seguir sua ascensão. Em sermos verdadeiramente bons para que a nossa passagem possa significar também a nossa excelência moral e física, pois devemos sempre cuidar bem do que temos por dentro e por fora, que é apenas um empréstimo, é algo que Deus nos deu para cuida e não maltratarmos.
Não devemos ficar pensando que o que aconteceu com Jesus será exatamente igual para nós, pois não será, mas devemos nos esforçar para chegar lá, chegar nesse nível de excelência, de devoção. Ele nos ensinou muito e continua nos ensinando a seguir os seus passos, todos os dias, precisamos apenas prestar mais atenção e valorizar mais tudo o que Ele fez por nós.