Abaixo veremos o significado de fé e tudo sobre a fé segundo a bíblia. A fé, nos termos bíblicos, quer conduzir uma pessoa a acreditar tendo uma “certeza concreta”, “uma confiança sem espaço para dúvida”, em Deus e naquilo que Dele e Nele professa. O autor aos Hebreus declara: “Ora, a fé é a certeza de que haveremos de receber o que esperamos, e a prova daquilo que não podemos ver” (11.1). A fé é o caminho do crer para ver.
Significado da Palavra Fé
Indice
A palavra fé vem da ideia da confiança absoluta que algo já é verdade mesmo antes dela se tornar realidade.
Usemos um exemplo bíblico para ilustrar: Quando o anjo Gabriel foi enviado à Maria, da parte do Senhor, para anuncia-la que a mesma havia sido agraciada por Deus e teria o privilégio de gerar o salvador do mundo, Jesus (Lucas 1.26-38), teoricamente não havia hipótese alguma disso acontecer, pois àquela jovem ainda era virgem, mas ela foi conduzida a ter fé e crer sem duvidar acolhendo a palavra que estava vindo do alto e algum tempo depois, pela fé sabemos, conhecemos e testificamos, tudo o que o anjo havia anunciado se cumpriu.
Portanto, é acreditar quando os olhos não contemplam. É ver, pela fé, o que o cenário não está mostrando. É viver na certeza irracional e racional na certeza daquele que falou e garantiu uma promessa.
A Fé Cristã
Pela fé os cristãos creem que há um só Deus que se manifesta de forma trina na pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo. A manifestação dos três juntos podemos ler, por exemplo, no relato de Mateus 3.16-17.
Pela fé os cristãos creem que pelas Sagradas Escrituras, Antigo e Novo Testamento, inspirados por Ele, há toda a verdade necessária para fé e exercício de uma nova vida em Cristo.
Pela fé os cristãos creem que todos herdaram o pecado dos nossos primeiros pais e que todos estavam separados da comunhão com Deus (Colossenses 1.21), mas que pela sua generosidade e amor, Jesus veio ao mundo, entregou-se voluntariamente (Gálatas 1.4) à morte de cruz para que por sua obra consumada todos fossem reconciliados com Deus (Romanos 5.10; Colossenses 1.22), justificados pelo sangue de Jesus (Romanos 3.21-26), regenerados e adotados à família de Deus (João 1.12) e salvos para a vida eterna (João 3.16).
Pela fé os cristãos creem que Jesus voltará para buscar os salvos (Mateus 24.36-39), que os mortos ressuscitarão (1ª Tessalonicenses 4.16-17) e que haverá o juízo final para condenação eterna dos incrédulos (Mateus 25.31-46), ou seja, aqueles que não receberam Jesus como salvador, bem como posteriormente buscaram nele a santificação, obra que Ele mesmo realiza continuamente na vida do cristão.
A Salvação é pela Fé
O apóstolo Paulo na sua carta aos Efésios faz a seguinte afirmação: “Porquanto, pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem por intermédio das obras, a fim de que ninguém venha a se orgulhar por esse motivo” (Efésios 2.8-9). O fato é que a salvação não é por mérito, mas por graça. Todos pecaram e destituídos estávamos da glória de Deus (Romanos 3.23), portanto ninguém pode salvar a si mesmo, mas pela fé em Jesus e apenas por seu intermédio há reconciliação e um caminho de volta para o Pai (João 14.6).
Mas então como fica a expressão usada por Tiago que diz que “fé sem obras é morta”, há uma contradição bíblica? É claro que não. Precisamos entender o contexto que diz: “Se um irmão ou irmã estiverem necessitados de roupa e passando privação do alimento de cada dia, e qualquer dentre vós lhes disser: ‘Ide em paz, aquecei-vos e comei até satisfazer-vos’, porém sem lhe dar alguma ajuda concreta, de que adianta isso? Desse modo em relação à fé: por si só, se não for acompanhada de obras, está morta” (Tiago 2.15-17).
É claro que a salvação vem pela fé, contudo o que o autor da carta está ensinando claramente é que é impossível ter fé em Jesus e estar Nele, e a partir desse relacionamento não houver obras que anuncie a fé que está sendo professada com os lábios, portanto é impossível estar em Jesus e não manifestar a Sua vida em atitudes.
Os milagres são pela Fé
Além dos relatos descritos nos evangelhos, Jesus realizou ainda muitas outras maravilhas. Se todas elas fossem escritas, afirma o apóstolo João, uma por uma, acredito eu que nem mesmo o mundo inteiro seria capaz de conter os livros que se escreveriam (João 21.25).
Jesus fez e pela fé cremos que Ele ressuscitou o morto (João 11.38-44), estancou a hemorragia (Marcos 5.25-34), fez o paralitico andar (Lucas 5-17-26), o cego ver (Marcos 8.22-25), expulsou os demônios (Marcos 5.1-20), multiplicou o pão e o peixe (Marcos 6.41-42)… É pela fé que os discípulos de Jesus receberam a missão de realizar essas obras quando enviados (Mateus 10.6-8). É pela fé que até hoje, nos nossos dias, milagres acontecem (João 14.12-14).
Como ter fé em Deus?
O Lucas nos conta que num determinado dia os apóstolos de Jesus pediram mais fé: “Diante disso, pediram os apóstolos ao Senhor: Aumenta a nossa fé!” e Jesus lhes respondeu: “Ao que encorajou-os o Senhor: Se tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda, podereis dizer a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar e ela vos obedecerá” (Lucas 17.5-6).
Nesse momento do seu ministério, Jesus estava lhes oferecendo um ensinamento sobre o verdadeiro perdão e aos apóstolos pediram mais fé para conseguirem cumprir esse mandamento e claro todo o ministério que lhes estava sendo confiado dia após dia. E aí Jesus ensina sobre a fé genuína, mesmo usando uma figura de linguagem (semente de mostarda), o que Ele está dizendo é que se houver fé genuína em Deus os resultados e seus efeitos serão inevitáveis, pois tudo é possível àquele que tem fé e está alinhando aos propósitos do coração de Deus.
Para ter fé em Deus, busque conhece-lo fora dos seus próprios padrões. Por vezes tentamos colocar a Deus dentro da “nossa própria caixinha” e assim encaixá-lo nos nossos conceitos, contudo Ele é ilimitado e inesgotável, a Bíblia o apresenta como grande, por isso a fé genuína por vezes não é grande em si, mas se torna grande porque crê num Deus grande.
Conhece-lo pela leitura da Palavra e busca na oração é o caminho imutável do evangelho. As orações são ouvidas sem demasia quando elas são coerentemente bíblicas, ou seja, estão alinhados com o querer soberano Dele.
Pela fé
Pela fé muitos viveram (Hebreus 11.4-40), uma fé espiritual para viver o sobrenatural e uma fé racional cheia de entendimento e sabedoria a partir do conhecimento daquele que está sendo depositado à confiança, Ele deseja que assim seja.
Muitos foram os “heróis da fé” do passado, mas a história continua sendo escrita e todos nós somos convidados a entrar nessa galeria, a saber, daqueles que creram no Nome de Jesus e viveram acima das expectativas meramente humana.