A maioria das igrejas falam sobre evangelismo, mas o que realmente é evangelismo? qual sentido de evangelizar e como fazer isso com segurança? tudo isso e muito no artigo abaixo.
O Evangelismo
Indice
Se procurarmos no dicionário o termo evangelismo encontramos que é um substantivo masculino e que significa:
1 – caráter do ensino evangélico
2 – Conformidade com os ensinamentos dos Evangelhos.
Assim, trazendo a expressão para o momento atual, evangelismo é o ato de ensinar usando como base os evangelhos de Jesus.
É importante salientar que em qualquer religião cristã, seus seguidores devem e precisam conhecer o conteúdo dos evangelhos, para entender alguns conceitos e dogmas dessas religiões.
Nas Congregações evangélicas, a existência de uma escola bíblica dominical é o ponto de reunião entre as pessoas que desejam aprender sobre os evangelhos, e um professor que tem o conhecimento necessário para suprir essa necessidade.
É impossível seguir um determinado modo de vida, ou de pensamento, sem conhecer o embasamento lógico, dessa forma é impossível ser cristão sem entender o que Cristo trouxe para nós quando esteve aqui.
O que são os Evangelhos?
Os evangelhos são na verdade, transcrições da vida de Cristo quando esteve na Terra, cada apóstolo acabou colocando um pouco de si na escrita, e por isso que os mesmos eventos possuem formas diferentes de relatos de acordo com quem o escreveu.
Dessa forma os evangelhos mais conhecidos são dos apóstolos Lucas, Marcos e Mateus, porém existem muitos outros, deixando a vida de Jesus completamente explicada nessas palavras.
6 dicas – Como Evangelizar
Claro que é necessário um conhecimento profundo dos evangelhos para ensinar para outras pessoas, porém qualquer pessoa que tenha amor e dedicação pode levar as boas novas de Cristo para outras pessoas.
Veja abaixo, 6 dicas que separamos para ajudar na tarefa edificante de evangelizar:
1 – Estude a bíblia continuamente
Cada pessoa tem um entendimento das leituras evangélicas, porém existem os significados herméticos que somente quem estuda a fundo conhece. A Bíblia é mais que uma porção de versículos que precisam se decorados, ela é um livro mestre que conta as histórias de como se passou a estada de Jesus na Terra(novo testamento). Ter um entendimento claro desses livros é o primeiro passo para evangelizar corretamente.
2 – Crie uma didática própria
Não existe nada mais cansativo do que ficar escutando alguém ler e falar sem parar. Com o tempo as pessoas cansam e não prestam mais atenção, e lá se foi todo o trabalho da evangelização. Cada professor, ou evangelizador, precisa criar formas atrativas de passar seus conhecimentos, e ter uma forma própria para explicar e discorrer sobre os assuntos.
3 – Responda as dúvidas com segurança
Em uma aula sobre os evangelhos, sempre existirão perguntas dos mais diferentes tipos, principalmente se o grupo de alunos for muito jovem. É dever do evangelizador conhecer os assuntos largamente para passar segurança nas respostas, afim de sanar a dúvida e deixar a vontade de saber sempre mais.
4 – Fundamente as escrituras nos dias atuais
Nada como exemplos atuais para as pessoas entenderem os ensinamentos dos evangelhos. Como toda biografia, a história de Jesus possui momento histórico, social e econômico e trazer isso para os dias de hoje pode ser uma forma muito eficaz de fixar os ensinamentos na cabeça dos alunos. Compare os momentos daquela época com os de hoje, e veja como é possível trazer o conhecimento do Cristo para o dia a dia de todos.
5 – Use recursos lúdicos
Imagens sempre ensinarão melhor que palavras. Assim, use bastante recursos como slides, cartazes, desenhos, frases, citações para estimular a memória audiovisual dos alunos. Classes de evangelização infantil precisam promover atividades lúdicas como pintura, desenho, teatro, para que as crianças consigam captar e guardar os ensinamentos que estão sendo transmitidos.
6 – Recicle os conhecimentos
Como em qualquer outro segmento é importante que o evangelizador sempre esteja atualizado em seus conhecimentos. Por isso, é fundamental sempre reler os evangelhos, pois a cada nova leitura acaba sempre surgindo uma nova forma de interpretar e ensinar. Nunca negligencie a leitura diária da bíblia se quiser ser um evangelizador excelente, que passa conhecimento e segurança para seus evangelizados.
Segundo alguns estudiosos a palavra evangelizar significa levar as “boas novas” de Cristo, assim qualquer pessoa que consiga passar o que sabe sobre Jesus é um evangelizador.
Longe de ser uma tarefa maçante, é o momento onde se pode falar abertamente sobre Jesus e louvar sua existência e seu legado para a humanidade, que perdura até hoje!