Início » Estudo Bíblico » Estudo sobre Depressão

Estudo sobre Depressão

Conhecida como o “mal do século”, a depressão é “caracterizada pela perda ou diminuição do interesse e prazer pela vida, algumas vezes sem motivo evidente”, sua característica pode se definir também como uma tristeza profunda, falta de ânimo… A depressão pode ainda ser desencadeada por eventos significativos ocorridos no decorrer da vida: abusos, desempregos, perda de alguém muito amado, etc. Pode ser causado ainda por fatores sociais, psicológicos e/ou biológicos.

estudo sobre Depressão

A Depressão

Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que mais de trezentos milhões de pessoas em todo o mundo sofra de depressão.

Na América Latina, o Brasil é tido como “país com maior diagnostico de depressão”, há um dado que diz que quase 6% da população brasileira sobre dessa doença, o que equivale a quase doze milhões de pessoas. Há um alerta também para os Transtornos de Ansiedade e síndrome do pânico, em 2015 quase 19 milhões de pessoas no Brasil sofriam desse mal. Às vezes um pode estar associado ao outro – Depressão/Ansiedade – em maior ou menor medida.

Acredita-se que a depressão pode ser a doença mental mais incapacitante do mundo até 2.020.

Possíveis Sintomas de Depressão

Cansaço extremo, fraqueza, irritabilidade, angustia, ansiedade desmedida, baixa autoestima, insônia ou má qualidade do sono, falta de interesse por atividades que antes davam prazer, pensamentos pessimistas, pensamentos frequentes de morte, falta de concentração, extinto compulsivo, sensação de impotência ou incapacidade.

Sintomas físicos como dores na barriga, má digestão, dores no corpo, cabeça e/ou tensão muscular/nuca/ombros.

Um Exemplo Bíblico de Depressão: Elias (1 Reis 19).

Jezabel, esposa de rei Acabe, havia jurado o profeta Elias de morte e quando ele ficou sabendo fugiu para salvar a sua própria vida. Ele fez uma caminhada de um dia pelo deserto e foi sentar-se debaixo de um arbusto e ali orou pedindo para si a morte, dizendo: “Agora basta, oh Eterno! Retira-me a vida, pois não sou melhor que meus pais”. Ele deitou ali e dormiu.

Enquanto dormia, apareceu a ele um anjo do Senhor chamando-o para levantar-se e junto a sua cabeceira havia um pão quente assado sobre pedras em brasas e uma vasilha com água fresca. Tendo comido, voltou a se deitar.

O anjo do Senhor veio pela segunda vez e orientou que Ele comesse novamente e Elias fortalecido com aquele alimento viajou quarenta dias e quarenta noites até chegar em Sinaí, em Horebe, o monte de Deus. Ali ele entrou numa caverna e passou a noite.

Dentro da caverna, Elias ouviu a voz do Senhor que o questionava e respondeu: “Sinto minhas entranhas serem consumidas por causa do ardente zelo que tenho pelo Senhor, porquanto os israelitas abandonaram a tua Aliança, destruíram os teus altares e mataram os teus profetas ao fio da espada; e fiquei solitário, restou somente eu, e agora procuram também tirar a minha vida”. Diante dessas palavras, Deus lhe disse: “Sai deste lugar e vá ficar diante de mim no alto do monte”.

Um tempinho depois Deus fez a mesma pergunta a Elias e a resposta foi à mesma e então o Senhor lhe orientou para onde deveria voltar e o que deveria fazer.

A depressão de Elias

1 – Elias é um exemplo de alguém que enfrentou uma situação semelhante a um contexto depressivo, desejando a morte (tristeza profunda).

2 – Elias era um homem de Deus e isso prova que ninguém está isento de enfrentar esse problema, pois somos formados de emoções que constantemente são colocadas à prova.

3 – Elias estava se sentindo profundamente triste e desorientado (ele estava fugindo para não morrer, mas pedindo ao Senhor a morte) – Só Deus sabe quantos outros sentimentos e sensações o abateram.

4 – Elias foi socorrido pelo Senhor, nosso Deus, que considerou atentamente as questões do coração dele, pois por momentos difíceis todos nós podemos passar, mas abandonados por Deus jamais seremos.

5 – Após esse estado de coisas, Elias recebeu uma nova orientação do Eterno, portanto o estado depressivo dele não foi o seu fim, mas o começo de uma nova etapa na sua vida. Processos fazem parte da vida.

Como vencer a depressão?

1 – Entregue-se a Deus de todo o seu coração (Salmo 37.5), para ouvir constantemente a Sua voz.

2 – Confie no Pai com toda a sua intensidade (Provérbios 3.5), Ele sempre tem um escape para nós. A morte não é a solução para a depressão, apesar de parecer um caminho convidativo para alivio da dor.

3 – Descanse Nele, pois assim como Ele socorreu a Elias, Ele socorrerá você também (Salmo 46.1-7).

4 – Fuja do pecado e afaste-se daquilo que você sabe que só te leva a destruição (use a Bíblia como parâmetro de suas escolhas) – (Provérbios 3.7).

5 – Busque ajuda (desde profissionais e líderes espirituais maduros e com credibilidade…) – (Eclesiastes 4.8-12).

6 – Para todos nós: preste a atenção às pessoas que estão ao seu lado, enxergue-as com Jesus as enxerga, ou seja, com amor (João 15.12-17). Atrás de cada rosto existe uma história.

Dicas sobre a depressão

Mude os ciclos. Pode ser que você esteja cansado de um monte de coisa na sua vida e todos esses cenários podem estar causando em você problemas emocionais (como a depressão).

Ore para que essas coisas mudem e se posicione. Há coisas que o Senhor irá intervir, mas outras que você mesmo precisa mudar/abandonar. Pense nisso.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.