Início » Perguntas » Como ser um Bom Líder de Jovens?

Como ser um Bom Líder de Jovens?

Estava chegando a hora do maior líder de todos os tempos ser traído por Judas Iscariotes e entregar-se nas mãos dos pecadores para ser interrogado, julgado, condenado, torturado e morto na consumação de sua obra vicária, mas antes disso Ele liberou, mais uma vez, palavras cheias de vida e uma delas foi registrada pelo discipulado amado João no capítulo de número quinze:

“Eu Sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, Ele retira, e todo que dá fruto, Ele limpa, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais limpos, pela Palavra que Eu vos tenho transmitido. Permanecei em mim e Eu permanecerei em vós. Nenhum ramo pode produzir fruto por si mesmo, se não estiver ligado à videira. Vós igualmente não podeis dar fruto por vós mesmos, se não permanecerdes unidos em mim.

Eu Sou a videira, vós os ramos. Aquele que permanece em mim e Eu nele, esse dará muito fruto, pois sem mim não podeis realizar obra alguma. Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Então, esses ramos são juntados, lançados ao fogo e queimados. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que desejardes e vos será concedido.

O que glorifica meu Pai é que deis fruto em abundância e assim sereis verdadeiramente meus discípulos” (João 15.1-8).

Baseado nessa palavra aprendemos:

como-ser-um-bom-líder-de-jovens

Você quer saber Como Ser um Bom Líder Jovens?

Esteja conectado com a videira que é Jesus. Todo líder precisa entender que o ministério pertence ao Senhor da igreja e que ele é apenas um cooperador dessa santa obra. Quem faz é Jesus, quem tem poder para operar é Jesus. Ele mesmo declarou: “sem mim não podeis realizar obra alguma”.

Por muitas vezes lideres se cansam e se frustram por não verem os resultados esperados. Só é possível dar “fruto que permanece” quando estiver ligado à videira, portanto para te ajudar sugiro uma reflexão: “Você está conectado a Jesus ou tem desempenhando seu ministério a sua maneira?”. Se a resposta ao final for que o seu ministério tem sido desempenhado a sua maneira, sugiro que pare por um instante para se refazer e se reconectar Àquele que tem o poder de fazer tudo prosperar.

O Senhor Jesus valorizava o secreto, por vezes vemos nos evangelhos que Ele se retirava para orar, era nesse momento que sua humanidade se refazia diante do Pai (O Agricultor) e assim Ele estava sempre preparado para seguir a direção correta e enfrentar os inúmeros desafios propostos pelos adversários.

Se Jesus tendo sua divindade preservada valorizava esse momento, quem é você e quem sou eu para desprezar esses momentos de reajustes que devem ser constantes!? O mundo chama a nossa atenção, o secreto da oração e da leitura da Palavra uni o nosso coração ao céu.

Os jovens não precisam de um líder “da moda”, os jovens precisam de um líder que seja inspiração para seguir a Jesus. Ministérios sadios dependem de lideres espiritualmente sadios para que tudo seja feita conforme a vontade da Videira, só assim dará certo. Para ser sadio precisa estar conectado com Ele.

Veja Também
Versículos para Jovens
Dinâmicas para Jovens

Como Liderar um Grupo de Jovens?

Vivemos no século do “fast food” onde a galera busca tudo para “agora”, mas no reino de Deus não é assim que as coisas funcionam, no reino de Deus tudo tem o seu tempo.

Os lideres não devem viver na pressão de ter a resposta para tudo ou obter resultados muito rápidos, pois quem dá o fruto é a videira, como já dissemos.

Portanto, para liderar um grupo de jovens você deve leva-los ao conhecimento da Palavra que salva.

Entendendo ainda e ensinando que o segredo não está em programas e números não é sinal de um “ministério abençoado”, o segredo da benção está na Palavra e na oração, por isso que nem sempre o que dá certo numa comunidade dará certo na outra também, Jesus tem uma direção para cada grupo.

O mundo mudou e seguir seus avanços é necessário, mas sem abrir mão da essência do evangelho que é imutável e inegociável.

Conselho ao Líder

Não tente agradar todo mundo, isso será impossível. Busque viver agradando a Jesus e assim você e seu ministério serão bem sucedidos e felizes.

Preparação de Líderes para o Ministério de Jovens e Adolescentes!

Ama trabalhar com jovens e quer se aperfeiçoar nesta área? Seja um Líder altamente capacitado para o Ministério de Jovens e Adolescentes! Esse material tem como principal objetivo capacitar pessoas que desejam aprimorar e desenvolver suas habilidades no Ministério de Jovens da Igreja. Veja mais …

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.