Início » Perguntas » Como Vencer a Fraqueza Espiritual

Como Vencer a Fraqueza Espiritual

Por momentos de fraquezas todos nós podemos passar, mas abandonados por Deus jamais seremos. Esse é um fato incontestável.

O salmista Davi um dia declarou: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, pois sei que tu estás comigo, a tua vara e o seu cajado me protegem” (Salmos 23.4). Ele prometeu estar conosco em todos os momentos e usar de todas as circunstâncias para nos abençoar. Até as maldições Ele pode transformar em bênçãos.

É certo também que absolutamente nada pode nos separar do seu amor:

“Portanto, estou seguro de que nem a morte nem a vida, nem os anjos nem os demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem a altura nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus que está em Jesus Cristo, nosso Senhor” (Romanos 8.38-39).

Sendo assim, se Ele está conosco, o que temeremos? O apóstolo Paulo afirma: “Contudo, em todas as coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Romanos 8.36).

Para vencer a fraqueza espiritual devemos nos apagar com fé nas declarações que foram descritas acima, pois em Deus é possível superar qualquer momento mais desafiador na nossa caminhada cristã.

Para vencer a fraqueza espiritual também é necessário ter perseverança e não deixar de manter a disciplina da oração. A oração é a melhor terapia que podemos fazer, pois é nesse momento que nós podemos ser quem realmente nos somos e é esse o local que somos refeitos e fortalecidos.

Ainda nos nossos dias o povo perece por falta de conhecimento (Oseías 4.6), por isso é necessário se alimentar da Palavra, ainda mais no tempo de fraqueza, para que não venhamos a morrer. E o jejum é um ato de dominação de todas as vontades e de consagração a Deus.

Se Ele esta conosco independente da situação e se continuarmos fazendo a nossa parte, certamente passaremos e sairemos vitoriosos desse momento.

Contudo, você deve estar pensando: “mas eu não consigo”. Peça ajuda. Ninguém é forte o suficiente para caminhar sozinho, Deus é comunidade e por isso incentiva que o seu povo viva em família. Encontre alguém que vá te ouvir, orar com você e te ajudar nos seus momentos de fraqueza.

como-vencer-a-fraqueza-espiritual

Desânimo na Bíblia

“Então, quando Maria chegou ao lugar onde Jesus estava, vendo-o, prostrou-se aos seus pés e desabafou: ‘Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido” (João 11.32).

Como foi grande o desanimo daquela irmã que enfrentava o luto da perda de seu irmão Lazaro. Ela lamentava a ausência de Jesus e aparentemente Ele havia chegado tarde demais. Contudo, Ele nunca se atrasa, às vezes Ele chega para curar a enfermidade e às vezes Ele chega para ressuscitar o morto, o fato é que Ele sempre chega na hora certa de fazer o milagre. Em tudo sempre há um milagre, mesmo que seja o fortalecimento da fé daquele que não foi outrora atendido.

Quantas vezes assim como Maria nos sentimos sozinhos e lamentando a falta da intervenção do Eterno. Não é pecado sentir-se assim, Ele entende, mas creia que assim como Ele se compadeceu daquela família, Ele está atenta a sua, vá até Ele e chore aos seus pés também, o milagre vem sem demora (João 11.1-44).

→ Como ser uma Pessoa Melhor

Palavra para quem está Desanimado

O profeta Jeremias declara as seguintes palavras do Senhor nosso Deus: “Porquanto somente Eu conheço os planos que determinei a vosso respeito, planos de fazê-lo prosperar e não de lhes causar dor e prejuízo, planos para dar-nos esperança e um futuro melhor” (Jeremias 29.11).

O profeta Isaias declara as seguintes palavras do Senhor nosso Deus: “Afinal, os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, e os vossos caminhos não são os meus caminhos, afirma o Senhor. Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mas altos do que os vossos pensamentos” (Isaías 55.8-9).

A mente e o coração humano são limitados e nós não temos a capacidade de enxergar o futuro, nós conseguimos ver daqui para trás, mas o nosso Deus não é assim, Ele tem o controle de todo o universo e todos os nossos dias estão escritos por Ele: “Teus olhos viam meu embrião, e em teu livro foram registrados todos os meus dias; prefixados, antes mesmo que um só deles existisse” (Salmo 139.16).

Por isso, tenha fé e mantenha a esperança, pois nenhuma dor dura para sempre e o mesmo Deus que foi bom no passado, é bom no presente e será bom para sempre. Mantenha a fé que tudo está no controle d’Ele e que Ele sempre tem o melhor para nós. A sua palavra nos garante.

Versículos para quem está Desanimado

“Esperei com paciência no Senhor e Ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor” (Salmo 40.1).

“Contudo, quero lembrar do que pode me dar esperança. A bondade do Senhor é a razão de não sermos consumidos, porque suas misericórdias não tem fim, renovam-se a cada manhã, grande é a sua fidelidade. Sendo assim, digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor, portanto, nele depositarei toda a minha esperança. Eis que o Senhor é bom e misericordioso para com todos aqueles que nele esperam confiantes, para com aqueles que o buscam. É muito bom aguardar confiante e em paz pelo socorro e a salvação que vem do Senhor” (Lamentações 3.21-26).

“Entrega teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais Ele fará” (Salmo 37.5).

“Porquanto para Deus não existe nada que seja impossível” (Mateus 1.37).

“Ele lhes enxugará dos olhos toda a lagrima, não haverá mais morte, nem pranto, nem lamento, nem dor, porquanto a antiga ordem está encerrada” (Apocalipse 21.4).

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.