Início » Significados Bíblicos » O que Significa Aleluia?

O que Significa Aleluia?

Palavra muita falada em nossas orações e pregações, hinos e canções, na maioria das vezes nem sabemos o significado de aleluia e é por isso que estamos aqui para tirar toda dúvida.

significado-de-aleluia

O que é Aleluia?

Segundo o dicionário, basicamente aleluia significa “cântico de alegria ou de ações de graças”.

O termo “aleluia” é de origem hebraica, vinda da palavra “Halleluyah” que traz o significado de “Louvor a Deus”, pois une as palavras “Hallelu” (louvor) e “Yah” (Deus). Portanto, se une a definição do dicionário sobre a ideia do louvor, mas trazendo uma interpretação mais especifica baseado nos termos bíblicos: Louvor a Deus.

É olhando para a tradução literal da palavra que entendemos ainda que a expressão correta é “aleluia” e não “aleluias”, pois se a palavra significa “Louvor a Deus”, quando acrescenta a um “s”, a palavra se torna automaticamente “Louvor aos deuses” e no conceito cristão entendemos que o louvor deve ser rendido apenas ao Deus Trino – Pai, Filho e Espírito Santo (1º Samuel 2.2, Isaías 25.1, Salmos 16.2, Salmos 150.6, Salmo 103,1, Lucas 4.8, Romanos 11.36).

Significado de Aleluia

Portanto, se aleluia significa “louvor a Deus”, isso é uma atitude de ação de graças. Vamos olhar para uma oração de Davi e aprender com ele sobre essa questão. A referência bíblica é de 1º Crônicas 29.9-20: A oração de ação de graças de Davi.

Davi era rei sobre Israel e desejava construir ali o Templo para o seu povo louvar a Deus e essa oração foi feita depois de os filhos de Israel atender aos apelos dele: Com extrema liberalidade, os israelitas doaram mais de 170 toneladas de ouro, cerca de 340 toneladas de prata, aproximadamente 615 toneladas de bronze, quase 3.500 toneladas de ferro e joias para a construção do Templo (1º Crônicas 29.6-8). Anote: com liberalidade.

Diante da congregação, Davi iniciou a sua oração de louvor à grandeza de Deus, que não enfrenta limitações para realizar os seus desígnios (1º Crônicas 29.10-13).

Davi retribuiu a Deus a origem de tudo o que fora doado para a construção do templo (1º Crônicas 29.14-16).

Davi confessou que Deus se agrada da doação feita com um coração sincero, honesto e liberal (1º Crônicas 29.17), pois toda oferta deve ser feita com sincera alegria – (2º Coríntios 9.7).

Davi pediu que aquela generosidade fosse preservada para sempre no coração do povo de Deus (1º Crônicas 29.18). Se não houvesse regularidade na generosidade haveria dificuldades para atender os compromissos de construção e de manutenção do templo de Deus.

Davi também orou pelo seu sucessor, seu filho Salomão, para que fosse um homem temente e obediente a Deus, pois sabia que Deus dava grande importância à atitude interior de obediência à Sua Palavra – (1º Crônicas 29.19).

Ação de Graças

Precisamos entender a grandiosidade de Deus. Nas orações de Davi há várias expressões de reconhecimento da superioridade de Deus (1º Crônicas 29.10.13), num gesto de louvor. Ele é exaltado acima de tudo e de todos! Nós devemos prestar louvor e honra em nossa oração.

Precisamos reconhecer a providência de Deus. Ao orar a Deus Davi disse: …tudo vem de ti, e das tuas mãos te damos! Todas as doações eram de Deus e voltam para Deus. Deus recebe o que Ele mesmo dá. Louvor a Deus por isso que move a generosidade em seu povo, pois nenhuma doação deve ser feita por obrigação, sem entendimento ou na “base de troca”. Não há nada que compre a benção de Deus, pois Ele é bom e se agrada em abençoar.

Precisamos agradecer ao povo por sua generosidade. Ao mesmo tempo agradeceu e pediu ao Senhor que conserve no povo a generosidade. Eis uma oração necessária nos nossos dias em que o individualismo só se acentua. Oremos aos servos do Senhor que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos para repartir (1º Timóteo 6.18).

Aleluia

A oração de gratidão deve ser o primeiro impulso daquele que se reconhece abençoado por Deus. Agradecemos e glorificamos por tudo que Ele É. Somente Deus é autor e dono de tudo o que temos, pois toda a dádiva e todo o dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança – Tiago 1.17.

Portanto, venham e adorem a Deus! Reconheçam quem Ele É e quanto é bom e aperfeiçoa os seus filhos! Aleluia!

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.