Projeto Gospel. Aprenda tudo sobre Teologia!

Você sabe o que é livre arbítrio? Veja o significado AQUI

Quando falamos sobre religiões é comum nos depararmos com o conceito “livre arbítrio”, amplamente discutido, não só pelo seu teor religioso, mas também por suas implicações morais, psicológicas, filosóficas e científicas. Porém, o ponto central das reflexões costuma estar relacionado com Deus e sua influência na vida dos seres humanos. Seriamos nós verdadeiramente livres ou nosso destino já está traçado por Deus?

significado-livre-arbitrio

Podemos definir livre arbítrio, de forma simples, como o nosso poder de escolha isento de qualquer condicionamento pré-determinado, ou seja, a possibilidade de podermos seguir o nosso próprio caminho. É interessante ressaltar que esse termo não aparece em nenhum momento na bíblia, mas existem diversas manifestações através da palavra de Deus sobre o assunto.

A primeira vez que o tema é contemplado na bíblia está em Gênesis 2:15-17 em que se lê: “O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo. E o Senhor Deus ordenou ao homem: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”.” Pode-se perceber que, seguindo a definição acima, existe sim o livre arbítrio, o poder de escolha de Adão de comer ou não a maça, ciente das consequências dos seus atos.

Passagens Sobre livre Arbítrio

Também lemos sobre o assunto em Josué 24:15: “Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor”. Neste trecho podemos perceber que há a possibilidade de escolha de seguir Deus ou os deuses antigos.

Através dessas duas passagens – juntas a outras tantas sobre o assunto como Jó 37 e Provérbios 16:9 -, podemos ver que ao contrário do que alguns dizem, existe sim o livre arbítrio dentro das religiões e sempre fez e permanece se fazendo presente. Deus, mesmo sendo Todo-Poderoso (Jó 37-24), nos deu a oportunidade de escolha, sendo essas relacionadas a nós, nossa própria vida ou na vida com ele, afinal, como podemos perceber em Josué, o povo sempre teve o poder de decidir se iria seguir ou não aquele Deus.

Pense bem antes de questionar

Por fim, é importante separarmos “livre arbítrio” da soberania de Deus. Muitas pessoas, em diversos momentos da vida, se questionam por que passar por determinada situação, se Deus é soberano e pode interferir nas nossas vidas e obtém como resposta que as coisas acontecem pelo nosso “livre-arbítrio” e está resposta aparece em Romanos 9:19-20: Mas algum de vocês me dirá: “Então, por que Deus ainda nos culpa? Pois quem resiste à sua vontade?”  Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? “Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: ‘Por que me fizeste assim?'”, ou seja, precisamos confiar na justiça divina e que intervenções desnecessárias não ocorrem, principalmente, quando se referem as escolhas que nós mesmo tomamos, pois somos livres e sempre seremos para tomarmos os rumos de nossa vida.

Evolua Ministerialmente

Copyright© 2014-2017 | Projeto Gospel. Todos os direitos reservados