Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada

Início » Hebraico Bíblico » Jesus Cristo em Hebraico

Jesus Cristo em Hebraico

Você sabe a origem do nome Jesus Cristo no hebraico? Gostaria de saber por que Jesus é Cristo? Sabia que em hebraico Cristo foi usado para caracterizar outros personagens bíblicos? Jesus Cristo é o nome que ficou muito conhecido com o crescimento do Cristianismo. Porém até entre os cristãos, muitos não sabem por que Jesus recebeu o título de Cristo.

A origem desse termo vem da tradição judaica. Apesar de usarem o nome Cristo sempre associado a Jesus, esse termo aparece na história para se referir a outros indivíduos. Portanto é importante conhecer a origem e significado dessa palavra

Nesse artigo você irá vê a origem do nome Cristo em hebraico, o significado de Cristo em hebraico e como essa palavra foi usada a longo da bíblia hebraica.

Jesus-cristo-em-hebraico

Nome de Jesus Cristo em Hebraico Bíblico

  • O termo Cristo em hebraico é mashiach (מָשִׁיחַ).

Você sempre escuta o nome Cristo associado ao nome de Jesus. Porém em hebraico isso não acontece, o nome hebraico para Cristo é “mashiach” que é Messias. É um termo que refere-se a alguém que foi escolhido por Deus para algo. Um enviado de Jeová. Esse termo só vai fazer aparecer ligado ao nome de Jesus em Grego (Iesous Christos). Para saber sobre o nome de Jesus veja o artigo sobre Jesus em hebraico.

Significado de Cristo em Hebraico Bíblico

O significado de Cristo, que é uma palavra grega, é o mesmo do nome hebraico mashiach (messias).  A tradução literal para Cristo em hebraico é Ungido. Porém também é traduzido como escolhido, eleito, enviado de Deus. O termo refere-se a alguém que foi separado e ungido por Deus para uma missão.

Israel sofreu muito com vários períodos de Cativeiro e Perseguição. Com isso o termo Messias, estava sempre associado à figura de um libertador. Alguém era escolhido (Ungido) por Deus para libertar o povo das mãos dos opressores e perseguidores. Por isso que em alguns casos o significado de cristo em hebraico pode ser interpretado como “libertador”.

Uso do nome Cristo na Bíblia Hebraica

Cristo em hebraico era usado para se referir a pessoas consagradas (Reis, Sacerdotes, profetas, homens santos). Em algumas profecias mashiach foi usado para falar do Príncipe Messiânico. Para os cristãos o Príncipe Messiânico é uma referência direta a Jesus, o Cristo.  Você agora vai ver alguns usos mais comuns de Cristo em Hebraico.

Messias, príncipe messiânico

·         Na hermenêutica cristã toda referência ao Messias vindouro está ligada a Jesus. Daí a origem da expressão Jesus Cristo.

Daniel 9:25 –  “Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, […]”

Ungido, alguém separado por Deus

  • O termo Ungido era usado para se referir a alguém que foi escolhido ou separado por Deus para uma missão ou ofício.

Lamentações 4:20“O fôlego das nossas narinas, o ungido do Senhor, foi preso nas suas covas […]”

Rei de Israel

  • O rei de Israel era visto como alguém escolhido por Deus. Portanto era um Ungido. Davi ao referir-se a Saul O chamou de ungido.

1 Samuel 24:10 –“[…]  porque disse: Não estenderei a minha mão contra o meu senhor, pois é o ungido do SENHOR.”

Ciro, rei Medo-Persa

  • Ser um ungido de Deus não era algo exclusivo aos judeus. Ciro foi comissionado por Deus para libertar o povo. Portanto um ungido.

Isaías 45:1“Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, […]”

Cristo em hebraico é Messias ou mashiach. Esse termo aparece 39 vezes na bíblia hebraica. Esses são apenas alguns exemplos dos diversos usos da palavra messias (cristo em hebraico) no antigo testamento.

Nesse texto você pode ver que não existem menção ao termo Jesus Cristo em Hebraico. Que essa expressão entre o Nome de Jesus e o termo grego Messias, só aparece no novo testamento, em grego. Porém Cristo em hebraico (messias) é uma palavra bastante usada na bíblia hebraica. Você pode perceber que quando se aprende a origem de cristo em hebraico, você percebe a grandeza de se chamar Jesus de o Cristo.

Aprender Hebraico Bíblico e Cultura Judaica?

Que tal aprender a Bíblia no idioma que ela foi Escrita? Aprenda tudo sobre a cultura Judaica, conheça o Curso de Hebraico Bíblico Tsade.

Material completo que Levara você a falar hebraico e aumentar seu conhecimento Bíblico.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Recomendação da Semana