Aqui vamos ver a história de Jezabel, uma mulher muito má que teve um fim terrível, sendo atropelada por cavalos e comida por cachorros.
Quem foi Jezabel?
Indice
Jezabel era a esposa do Rei Acabe. Ela foi uma rainha muito ruim, matou vários profetas e foi responsável por promover idolatria ao povo.
Jezabel convenceu seu marido a adorar Baal e também promoveu os cultos para deuses pagãos em Israel. Ela sustentava alguns profetas dos reis Baal e Aserá, profetas que faziam rituais que desagradava muito a Deus.
Jezabel tentou varias vezes acabar com os fiéis de Deus. Ela mandou matar todos os profetas de Deus e poucos sobreviveram.
“Jezabel estava exterminando os profetas do Senhor. Por isso Obadias reuniu cem profetas e os escondeu em duas cavernas, cinquenta em cada uma, e lhes forneceu comida e água.” (1 Reis 18:4)
Ela era uma mulher sem zelo algum. Uma vez, um homem chamado Nabote se recusou a vender sua vinha a Acabe, e Acabe ficou muito triste e de cama. Jezabel muito irada fez um plano para matar Nabote, ela inventou que ele tinha desrespeitado o rei. Assim, Nabote foi apedrejado, morreu e Acabe tomou sua vinha.
Jezabel morre
Elias viu o que Jezabel fez com Nabote e profetizou contra ela. Disse que ela morreria e seu corpo seria comido por cachorros.
Depois disso, Acabe morreu e um homem chamado Jeú matou o filho de Jezabel. Jeú foi até o palácio e Jezabel o enfrentou. Os oficiais de Jeú pegaram Jezabel e jogaram pela janela, ela foi atropelada por cavalos.
Quando foram sepultar Jezabel encontraram apenas seu crânio, mãos e pés, o resto de seu corpo tinha sido comido por cachorros. A profecia de Elias se cumpriu.
Jezabel morreu por ser idólatra, ela usou seus dons de forma errada. Ela pensava apenas em si mesmo, e matava para ganhar algo em troca.Jezabel era egoísta e não temia a Deus.
Características que destruíram Jezabel
Jezabel foi uma pessoa muito ruim, veja as principais características de Jezabel:
- Abuso de Poder: Jezabel era uma rainha, ou seja, ela tinha muito poder em seu país. Ao invés dela ajudar seu marido e o povo, ela manipulou todos, trouxe a idolatria e matou muitas pessoas.
- Egoísmo: Jezabel pensava apenas em si mesma, se alguém não concordasse ou não desse o que ela queria, ela mandava matar. Para ela, as vontades e interesses de outras pessoas não importava.
- Perseguição: Jezabel não tolerava os oponentes, mandou matar quase todos profetas de Deus. Ela não aceitou em momento algum que poderia estar errada. Ela perseguia os seguidores de Jesus.
- Manipulação: Ela era muito manipuladora, conseguia o que queria através de seu poder. Chegou até matar para conseguir atender seus desejos.
- Idolatria: Jezabel adorava Baal e Aserá. Ela tentou várias vezes acabar com a adoração ao nosso Deus verdadeiro, e fazia muitas coisas que deixava Ele muito irado. O culto a esses deuses que ela adorava era conhecido por ser repugnante, faziam sacrifício de crianças e imoralidade sexual.
Jezabel em Apocalispe
No livro de Apocalipse no novo testamento, uma mulher é chamada de Jezabel. Ela era uma mulher que foi condenada por se passar uma falsa profetiza que manipulava as pessoas e promovia a idolatria.
Espírito de Jezabel
Pode ser que você já tenha ouvido essa expressão mas não entendeu nada. Bom, essa expressão não é da Bíblia, mas os cristãos usam para definir uma pessoa com as características de Jezabel.
Na Bíblia duas mulheres eram chamadas de Jezabel, e as duas tinham as mesmas características de promover a idolatria e ser manipuladoras. Por isso os cristãos acreditam que o espírito de Jezabel é um demônio que influencia as pessoas a terem características ruins igual de Jezabel.
Lembrando que o “espírito de Jezabel” não é citado na Bíblia.