Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada

Início » Significados Bíblicos » O que significa Adonai?

O que significa Adonai?

O nome que tem origem hebraica e é diversas vezes citado no Antigo Testamento, na Bíblia Sagrada, tem como significado um dos vários nomes de Deus. A interpretação mais exata do termo se dá através da súplica: Meu Senhor ou Meu Senhor Deus. O termo faz referência a ideia de alguém que possui poder ou força.

significado-de-adonai

Significado de Adonai

O plural de Adon, a palavra Adonai significa a intensidade e importância em relação ao título dado, de uma forma elevada quando comparado na versão singular. O termo Adon era utilizado para se referir aos homens.

Na Bíblia sagrado, o termo Adonai foi adotado para substituir o real nome de Deus, no qual se chamava Javé. Com o intuito de evitar o uso inadequado, os hebreus se referiam à Javé ou o tetragrama YHWH pelo nome de Adonai, após o exílio na Babilônia.

No tempo onde havia idolatria e pessoas clamavam por deuses, o termo Adonai era invocado com o intuito de chamar o único diante de qualquer outro senhor, de outros líderes, Deus era o superior.

Na Bíblia, Gideão clama a Adonai, a autoridade maior em sua vida, em tempos de escassez e miséria. Através da intercessão divina, ele consegue derrotar os profetas de Baal, e consegue vencer e prosperar na presença de Deus.

Jesus também se revelou como Adonai, ainda no seu nascimento, quando os anjos anunciaram a boa nova de grande alegria, eis que nasceu o Salvador, Cristo, o Senhor.

Em Apocalipse também diz que Deus é o rei dos Reis, o senhor dos Senhores, o Adonai.

Hoje em dia, algumas religiões ainda fazem uso do nome, como uma forma de saudação entre os membros da igreja. Da palavra Adonai, é possível encontrar outras variações, como por exemplo o termo Shalon Adonai, que significa “a paz do Senhor”.

A expressão Adonai, segundo a tradição judaica, não deve ser utilizada em vão ou em lugares “impróprios”, como em bares ou banheiros, por exemplo.

Adonai Shalom

Da palavra Adonai é possível encontrar diversas derivações, uma delas é o termo Shalom Adonai, no qual significa “A paz do Senhor”. A saudação é comum e tem como resposta “Adonai Shalom”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Recomendação da Semana