Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada
Início » Significados Bíblicos » O que significa Adonai?

O que significa Adonai?

O nome que tem origem hebraica e é diversas vezes citado no Antigo Testamento, na Bíblia Sagrada, tem como significado um dos vários nomes de Deus. A interpretação mais exata do termo se dá através da súplica: Meu Senhor ou Meu Senhor Deus. O termo faz referência a ideia de alguém que possui poder ou força.

significado-de-adonai

Significado de Adonai

O plural de Adon, a palavra Adonai significa a intensidade e importância em relação ao título dado, de uma forma elevada quando comparado na versão singular. O termo Adon era utilizado para se referir aos homens.

Na Bíblia sagrado, o termo Adonai foi adotado para substituir o real nome de Deus, no qual se chamava Javé. Com o intuito de evitar o uso inadequado, os hebreus se referiam à Javé ou o tetragrama YHWH pelo nome de Adonai, após o exílio na Babilônia.

No tempo onde havia idolatria e pessoas clamavam por deuses, o termo Adonai era invocado com o intuito de chamar o único diante de qualquer outro senhor, de outros líderes, Deus era o superior.

Na Bíblia, Gideão clama a Adonai, a autoridade maior em sua vida, em tempos de escassez e miséria. Através da intercessão divina, ele consegue derrotar os profetas de Baal, e consegue vencer e prosperar na presença de Deus.

Jesus também se revelou como Adonai, ainda no seu nascimento, quando os anjos anunciaram a boa nova de grande alegria, eis que nasceu o Salvador, Cristo, o Senhor.

Em Apocalipse também diz que Deus é o rei dos Reis, o senhor dos Senhores, o Adonai.

Hoje em dia, algumas religiões ainda fazem uso do nome, como uma forma de saudação entre os membros da igreja. Da palavra Adonai, é possível encontrar outras variações, como por exemplo o termo Shalon Adonai, que significa “a paz do Senhor”.

A expressão Adonai, segundo a tradição judaica, não deve ser utilizada em vão ou em lugares “impróprios”, como em bares ou banheiros, por exemplo.

Adonai Shalom

Da palavra Adonai é possível encontrar diversas derivações, uma delas é o termo Shalom Adonai, no qual significa “A paz do Senhor”. A saudação é comum e tem como resposta “Adonai Shalom”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Cadastre-se e Receba


3 Aulas Gratuitas para aprender Hebraico bíblico e Cultura judaica