Início » Hebraico Bíblico » Fé em Hebraico

Fé em Hebraico

Quantas vezes em sua vida você já ouviu a palavra fé? Você se acha uma pessoa de fé? Você sabe como é fé em hebraico? Se você tem interesse de conhecer mais sobre a palavra fé e sua origem no hebraico, continue lendo esse artigo.

A palavra mais usada por todas as religiões é fé. Ela é a essência que mantém viva a igreja ao longo dos milênios. A fé é o elemento essencial na relação com Deus (Hebreus 11.6). Na bíblia hebraica a palavra fé aparece 108 vezes. É muito importante que que crer na Bíblia e se dispõe a estuda-la, conheça profundamente essa palavra em sua raiz hebraica.

Nesse artigo você aprenderá a palavra fé em hebraico bíblico. Conhecerá o significado de fé em hebraico. Analisará o uso da tradução de fé em hebraico na Bíblia. Continue lendo e conheça mais profundamente esse termo tão essencial a religiosidade judaico-cristã.

fé-em-hebraico

Palavra fé em Hebraico

  • A palavra hebraica para fé é ‘aman אָמַן

A palavra fé em hebraico, ‘aman, é traduzida como confiança ou confiar. Também pode ser traduzida como cuidado. É do termo ‘aman que se deriva ‘amen traduzido como amém, e ‘omen que é traduzida por fidelidade. Desse termo também derivam outros termos hebraicos como ‘omnah que pode ser traduzido por criar, nutrir ou prover. A tradução mais literal para esse termo é “virar à direita”.

Significado de Fé em Hebraico Bíblico

Segundo a Concordância Exaustiva Strong o termo ‘aman, fé em hebraico, pode ser traduzido em vários sentidos. Ele pode ser confiar, apoiar, crer em ou confiável. Também pode ter o sentido de cuidado e ser traduzido por tomar pela mão direita. Pode também se referir a trabalhador capacitado, artista, artesão.

Existem sentidos diversos a serem empregados a palavra ‘amon, fé em hebraico. Portanto o termo ‘aman nem sempre será traduzido diretamente como fé ou confiar. Com isso, é preciso que ao se fazer a exegese dos textos que emprega esse termo, estar bastante atento ao contexto.

Uso da palavra fé na Bíblia Hebraica

Com uma possibilidade diversificada de traduções e sentidos para a palavra fé em hebraico, é importante entender bem como ‘aman é usado na Bíblia. Agora você irá ver e analisar alguns versículos no qual a palavra ‘aman é empregada.

Confiar

Deuteronômio 1:32“Apesar disso, vocês não confiaram no Senhor, o seu Deus, ”

Cuidado

Rute 4:16 – “Noemi pôs o menino no colo, e passou a cuidar dele. ”

Pessoa capacitada

Lamentações 4:5 – “Os que comiam comidas finas agora desfalecem nas ruas; os que se criaram em carmesim abraçam monturos. ”

A palavra fé em hebraico, ‘aman, não é usado para se referir somente a fé. Sua tradução literal é um tanto que curiosa, ”virar à direita”. Mas você pode perceber que seja sendo traduzida como confiar, fé, cuidar ou como indicação de alguém capacitado, ele sempre remete a ideia de segurança. Todas estas traduções levam a ideia de confiabilidade. Portanto fé em hebraico é confiança, segurança, o que nos garante.

Aprender Hebraico Bíblico e Cultura Judaica?

Que tal aprender a Bíblia no idioma que ela foi Escrita? Aprenda tudo sobre a cultura Judaica, conheça o Curso de Hebraico Bíblico Tsade.

Material completo que Levara você a falar hebraico e aumentar seu conhecimento Bíblico.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Recomendação da Semana