Início » Hebraico Bíblico » Fé em Hebraico

Fé em Hebraico

Quantas vezes em sua vida você já ouviu a palavra fé? Você se acha uma pessoa de fé? Você sabe como é fé em hebraico? Se você tem interesse de conhecer mais sobre a palavra fé e sua origem no hebraico, continue lendo esse artigo.

A palavra mais usada por todas as religiões é fé. Ela é a essência que mantém viva a igreja ao longo dos milênios. A fé é o elemento essencial na relação com Deus (Hebreus 11.6). Na bíblia hebraica a palavra fé aparece 108 vezes. É muito importante que que crer na Bíblia e se dispõe a estuda-la, conheça profundamente essa palavra em sua raiz hebraica.

Nesse artigo você aprenderá a palavra fé em hebraico bíblico. Conhecerá o significado de fé em hebraico. Analisará o uso da tradução de fé em hebraico na Bíblia. Continue lendo e conheça mais profundamente esse termo tão essencial a religiosidade judaico-cristã.

fé-em-hebraico

Palavra fé em Hebraico

  • A palavra hebraica para fé é ‘aman אָמַן

A palavra fé em hebraico, ‘aman, é traduzida como confiança ou confiar. Também pode ser traduzida como cuidado. É do termo ‘aman que se deriva ‘amen traduzido como amém, e ‘omen que é traduzida por fidelidade. Desse termo também derivam outros termos hebraicos como ‘omnah que pode ser traduzido por criar, nutrir ou prover. A tradução mais literal para esse termo é “virar à direita”.

Significado de Fé em Hebraico Bíblico

Segundo a Concordância Exaustiva Strong o termo ‘aman, fé em hebraico, pode ser traduzido em vários sentidos. Ele pode ser confiar, apoiar, crer em ou confiável. Também pode ter o sentido de cuidado e ser traduzido por tomar pela mão direita. Pode também se referir a trabalhador capacitado, artista, artesão.

Existem sentidos diversos a serem empregados a palavra ‘amon, fé em hebraico. Portanto o termo ‘aman nem sempre será traduzido diretamente como fé ou confiar. Com isso, é preciso que ao se fazer a exegese dos textos que emprega esse termo, estar bastante atento ao contexto.

Uso da palavra fé na Bíblia Hebraica

Com uma possibilidade diversificada de traduções e sentidos para a palavra fé em hebraico, é importante entender bem como ‘aman é usado na Bíblia. Agora você irá ver e analisar alguns versículos no qual a palavra ‘aman é empregada.

Confiar

Deuteronômio 1:32“Apesar disso, vocês não confiaram no Senhor, o seu Deus, ”

Cuidado

Rute 4:16 – “Noemi pôs o menino no colo, e passou a cuidar dele. ”

Pessoa capacitada

Lamentações 4:5 – “Os que comiam comidas finas agora desfalecem nas ruas; os que se criaram em carmesim abraçam monturos. ”

A palavra fé em hebraico, ‘aman, não é usado para se referir somente a fé. Sua tradução literal é um tanto que curiosa, ”virar à direita”. Mas você pode perceber que seja sendo traduzida como confiar, fé, cuidar ou como indicação de alguém capacitado, ele sempre remete a ideia de segurança. Todas estas traduções levam a ideia de confiabilidade. Portanto fé em hebraico é confiança, segurança, o que nos garante.

Aprender Hebraico Bíblico e Cultura Judaica?

Que tal aprender a Bíblia no idioma que ela foi Escrita? Aprenda tudo sobre a cultura Judaica, conheça o Curso de Hebraico Bíblico Tsade.

Material completo que Levara você a falar hebraico e aumentar seu conhecimento Bíblico.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.