Bisneto de Noé, Ninrode é considerado pela bíblia como o primeiro homem poderoso na terra. Conta a história que após o dilúvio, os três filhos de Noé tiveram muitos descendentes. O filho mais novo do servo, Cam, teve Cuxe, pai de Ninrode.
“Cuxe gerou também Ninrode, o primeiro homem poderoso na terra (Gênesis 10:8)”.
O Reino de Ninrode
Indice
Considerado um homem poderoso, Ninrode fundou várias cidades na região de Sinear, na Babilônia. Assim como fez na Assíria, conhecida como a terra de Ninrode. Acredita-se que tenha sido o primeiro reino após o dilúvio, por isso ficou conhecido como o homem mais poderoso.
Além de seu poder, outra característica muito forte foi sua valentia, tornando-se até um provérbio. “Ele foi o mais valente dos caçadores, e por isso se diz: “Valente como Ninrode (Gênesis 10:9)”.
Ninrode foi um tirano?
Há muitas teorias sobre o caráter de Ninrode, mas não há confirmação na bíblia se ele foi um homem bom ou não. Encontramos nas escrituras exemplos de outros valentes caçadores que foram bons e não, como é o caso de Davi e Saul respectivamente.
Alguns historiadores afirmam que Ninrode foi um grande tirano, que dedicava-se a afastar os homens de Deus, afirmando que o Senhor buscava uma forma de escravizar as pessoas.
Curiosidades sobre a História de Ninrode
Apesar de algumas teorias, não há nenhum registro que Ninrode tenha sido responsável pela construção da torre de babel, mesmo que ela esteja localizada em Sinear, uma das cidades fundadas pelo homem. Há ainda algumas tradições que afirmam que ele foi casado com Semíramos, uma rainha mitológica que reinou na região da Ásia, e teria sido a fundadora da Babilônia.
Já em relação ao seu nome, Ninrode surge do hebraico e significa rebelar. O que aumenta ainda mais as teorias de que ele possa ter sido um valente de coração ruim. Para reforçar ainda mais esta teoria há uma passagem na bíblia que ele é descrito como o “poderoso caçador perante o Senhor”, associando-o ao um tirano.