Início » Significados Bíblicos » O Que é Idolatria? Qual Significado Bíblico

O Que é Idolatria? Qual Significado Bíblico

Neste artigo nós conversaremos sobre um assunto interessante e que tem gerado vários debates ao longo do tempo: Idolatria! Espero contribuir significativamente e ajuda-los repartindo o assunto num ponto de vista cristão à luz das Sagradas Escrituras.

o-que-é-idolatria-significado

Idolatria à luz da Bíblia

No Pentateuco, entenda-se: os cinco primeiros livros do antigo testamento, este assunto é abordado, por exemplo, no relato dos dez mandamentos da Lei que estão narrados no livro do Êxodo 20.1-4:

“E Deus, falou todas essas palavras: Eu Sou Yahweh, o Senhor, teu Deus, que te fez sair da terra do Egito, da casa da escravidão! Não terás outros deuses além de mim. Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem esculpida, nada que se assemelhe ao que existe lá em cima, nos céus, ou embaixo da terra, ou mesmo nas águas que estão debaixo da terra”.

Neste ponto bíblico Deus lembra quem Ele É e o que já fez em favor dos seus ao longo da história, jamais com o cunho de uma cobrança acusatória, pois Ele não é assim, mas com amor impondo-se e fazendo conhecer o seu cuidado e a sua posição em todos os cenários, comunicando que jamais admitirá que nada nem ninguém seja mais importante no coração da sua obra prima, o ser humano, do que Ele mesmo.

Isso é idolatria à luz da bíblia.

Ainda no Pentateuco, como exemplo dessa posição do Eterno, citarei mais duas passagens:

1) Levítico 19.4

“Não volteis para os ídolos e não mandeis fundir deuses de metal. Eu Sou Yahweh, vosso Deus” e:

2) Deuteronômio 4.15-19

“Ficai, portanto, muito atentos a vós mesmos; uma vez que nenhuma forma vistes no dia em que Yahweh vos falou no momento Horebe, do meio do fogo, não vos permitais corromper, fazendo para vós uma imagem esculpida em forma de ídolo: uma figura de ser humano, homem ou mulher, figura de qualquer animal em toda a terra, de qualquer ave que percorre os céus, de qualquer criatura que se move rente ao solo, ou figura de qualquer animal que vive nas águas debaixo da terra.

Tudo isso para que, ao levantardes vossos olhos em direção ao céu e observardes o sol, a lua, as estrelas e todos os demais corpos celestes, não vos deixeis seduzir por esses astros para adorá-los e a eles servir; Porquanto, são apenas coisas que Yahweh, vosso Deus, distribuiu entre todos os povos que vivem debaixo do céu”.

Unirei essas declarações à narrativa de Isaias 42.8 que diz:

“Eu Sou Yahweh, o Senhor; este é o meu Nome! Não dividirei a minha glória a nenhum outro ser, tampouco entregarei o meu louvor às imagens esculpidas”.

Estes textos do antigo testamento estão ligados a imagens de adoração esculpidas e sem vida, bem como altares que são levantados a outros deuses e para nós fica clara a posição do Eterno sobre esse assunto: Ele É e se basta em Si.

A idolatria está na contra mão dos ensinamentos bíblico.

A idolatria vai na “contra mão do caminho bíblico” e é altamente prejudicial ao ser humano e para explicar-lhes uso trecho das palavras do Rev. Hernandes Dias Lopes postada no site da Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória:

“A idolatria cega o entendimento das pessoas e as anestesia espiritualmente, a idolatria engana e ilude o coração das pessoas, pois passam a confiar naquilo que não pode livrá-las (Isaías 44.21); Mas porque a idolatria engana, se o ídolo é nada? Por que a idolatria é tão perigosa se o ídolo tem boca, mas não fala, tem olhos, mas não vê, tem mãos, mas não apalpa, tem pés, mas não anda? O apostolo Paulo responde essa pergunta dizendo que o inobstante o ídolo ser nada, o que está por trás dele são os demônios (1 Coríntios 10.19-20); a idolatria é uma corrupção do ser divino, pois Deus é espírito, e também, uma corrupção do culto divino, pois o culto a Deus deve ser em espírito e em verdade… os idolatras estão se enganando a si mesmo”.

Qual a melhor explicação sobre o que é idolatria?

Ao longo do tempo, pessoas também foram permitindo-se pensar sobre o esse assunto e mentes foram refletindo para maior compreensão. Segundo o dicionário, idolatria é “o culto que se presta a ídolos”, “amor excessivo” e “admiração exagerada”.

Idolatria não é simplesmente adorar outros deuses como relatado usando as Sagradas Escrituras até aqui, sejam eles quais forem, mas também é prestar culto ou adorar qualquer outra pessoa, ou grupo musical, ou um partido politico, por exemplo, e assim “endeusando-os”, compreende?

Tudo o que ocupar o lugar de Deus no seu coração é uma espécie de idolatria e certamente lhe trará infelicidade, pois só Deus pode nos fazer plenos, completar-nos e agraciar-nos com tudo aquilo que nós precisamos.

Idolatria no Novo Testamento

No novo testamento, a Palavra continua contestando e impondo-se sob a idolatria, por exemplo:

“Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; IDOLATRIA e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus” – Gálatas 5.19-21.

Nessa narrativa o apóstolo Paulo está descrevendo tudo o que são provém do Espírito Santo Deus e a idolatria faz parte dessa extensa lista, pois nos versículos seguintes ele continuará descrevendo, porém falando sobre as virtudes provenientes do Fruto do Espírito.

Na revelação de Jesus Cristo a João na Ilha de Patmos (Acréscimo: atualmente esta linha pertence à Grécia, mas na época de João foi propriedade do Império Romano na Ásia Menor e um dos locais para onde eram banidos os ofensores públicos e presos políticos), no Apocalipse 21.8, diz:

“Porém, quanto aos covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que praticam imoralidade sexual, os bruxos e ocultistas, os IDÓLATRAS e todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago de fogo, que arde perpetuamente em meio ao enxofre. Esta é a segunda morte”.

A vontade perfeita de Deus para nossas Vidas.

Portanto, ame a Deus sobre todas as coisas, dependa de Deus em todas as coisas, entrega-se a Deus de todo o coração e viva intensamente!

Não faça para você e não dê lugar no seu coração para ídolos que nada podem fazer por você, Deus te ama e deseja ter um relacionamento contigo, porém todas as formas de idolatria impedirão que isto aconteça como deve acontecer amados.

No amor de Cristo, que o Pai Perfeito os abençoe poderosamente e grandemente.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.