Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada
Início » Histórias da Bíblia » Quem Foi Obede Edom

Quem Foi Obede Edom

Obede Edom teve a sua história marcada pela presença do Eterno que o abençoou grandemente, bem como a benção que se estendeu a todos os seus familiares.

quem-foi-obede-edom

Passagem de Obede Edom na Bíblia

Relatos no Antigo Testamento contam que o Obede Edom recebeu em sua casa durante três meses a Arca do Senhor, após a desistência de Davi, por medo da intervenção do Eterno num fato no caminho, de levar a Arca do Senhor retirada da casa de Abinadade diretamente para a Cidade de Davi.

A desistência de seguir com os planos originais deu-se pelo toque do Eterno sobre Uzá que o feriu e o levou a morte no mesmo local. A Arca do Senhor estava sendo transportada por bois, quando eles tropeçaram e Uzá estendeu a mão e o segurou, o Eterno irou-se e o feriu por seu erro.

Estudiosos entendem com ressalvas que tal ira da parte do Eterno tenha acontecido porque a Arca estava sendo transportada de maneira inadequada, mas mais do que isso é que o gesto impulsivo de Uzá foi uma forma irreverente diante do quão Sagrado a Arca representava, pois não era “qualquer um que poderia tocar na Arca”, somente “os escolhidos”.

A arca do Senhor na Casa de Obede Edom

Portanto a Arca do Senhor (Arca da Aliança) ficou na casa de Obede Edom pelo período acima mencionado e ele ao lado dos seus foram grandemente abençoados: “O Senhor tem abençoado grandemente a família de Obede Edom e tudo o que ele possui, por causa da Arca de Deus” – 2º Samuel 6.12; 1º Crônicas 13.13-14.

Posteriormente a essa informação, registra as Sagradas Escrituras que Davi promoveu grande celebração e foi até a casa de Obede Edom e ordenou que se cumprisse o que antes estava proposto, ou seja, o transporte da Arca de Deus para a Cidade de Davi – 1º Crônicas 15.25.

Conclusão

Obede Edom portou em sua casa o símbolo da presença de Deus e onde Ele entra todo o cenário pode mudar: Um cenário de pecado dá lugar a um cenário de santidade. Um cenário de perturbação dá lugar a um cenário de paz. Um cenário de caos dá lugar a um cenário de ordem. Um cenário de enfermidade dá lugar a um cenário de graça e cura.

Um cenário de miséria dá lugar a um cenário de prosperidade (provisão exata na medida da necessidade), assim por diante. Como diz a Palavra: Obede Edom foi abençoado por causa da Arca do Senhor. A benção só está naquele que É dono da benção e que tem todo o poder sempre.

Onde Ele está tudo se torna diferente, não há registro bíblico de onde o Senhor Jesus entrou e não tenha feito à diferença na vida das pessoas alvos e daqueles que estavam em seu redor. Não é a toa que nessa caso não só Obede Edom foi abençoado, mas toda a sua casa. Ele é o mesmo.

Hoje você não precisa portar literalmente a Arca do Senhor em sua casa para ter a presença do Eterno. Hoje o Espírito Santo de Deus está disposto a habitar não em tetos feitos por mãos humanas, mas em templos criados pelo Eterno no inicio (seu corpo / sua vida), pela expiação de Jesus o caminho está aberto e nós temos acesso a Deus, portanto toda casa pode ter a presença de Deus, ter sua vida mudada e conquistar o maior milagre: a salvação.

Outros registros de Obede Edom

Há outros registros do nome Obede Edom no Antigo Testamento, são eles: “1º Crônicas 16.38 – 2º Crônicas 25.24” – Ligados ao serviço ao Senhor. Não se há conclusão, pelo que pesquisei, de se trata-se desse homem, chefe de família que recebeu a Arca do Senhor ou se a referência é de seus descendentes.

Mas o que realmente importa é que Ele foi abençoado e mesmo tendo sido nessas citações agora os seus descendentes, isso é mais uma prova de que quando nós temos o Amado e somos abençoados por Ele, todos em nossa volta são abençoados por Sua presença, bem como os nossos colhem frutos do legado que vamos construindo na presença e força Dele.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.