Início » Parábolas de Jesus » Parábola das dez Vírgens

Parábola das dez Vírgens

O evangelho segundo Mateus conta-nos essa parábola de Jesus em meio a um dos seus ensinamentos aos seus discípulos iniciado com a pergunta vinda deles:

“Dize-nos quando ocorrerão estas coisas? E qual será o sinal da tua vinda e do final dos tempos?”. E Jesus começa a explicar-lhes. É interessante observar o detalhe de Matheus Levi, apóstolo de Jesus e autor desse evangelho, ao dizer que antes de ouvir essa pergunta “Jesus assentou-se no monte das oliveiras” e ai chegaram seus discípulos com essas questões (Mateus 16.3).

A atitude de assentar-se demonstra uma posição de ensino, pois é assim que o “Rabi”, grande mestre e professor, se portava em suas funções.

A partir da sua resposta, Jesus começa contar-lhes os acontecimentos que estavam por vir, dando-lhes a certeza que suas palavras são fieis e dignas de todo o crédito, pois Ele afirma que até “céu e a terra passarão, mas que suas palavras jamais passarão” (Mateus 24.35). Sua fala está carregada da necessidade de estarem “sempre atentos” quanto a sua vinda, pois “o Filho do homem – Jesus – virá no momento em que menos esperais” (Mateus 24.44).

parábola-das-dez-virgens

A Parábola das Dez Virgens

Portanto, Jesus lhes propõe nesses ensinos a “parábola das dez virgens” que é uma continuação daquilo que Ele já está descrevendo e diz:

“O Reino dos céus será semelhante a dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo” (Mateus 25.1).

A partir daí ele conta que das dez virgens, cinco eram sábias e as outras cinco eram inconsequentes. As inconsequentes, ao saírem para encontrar o noivo, não pegaram óleo reserva para as candeias, enquanto as sabias foram prudentes e levaram óleos reservas.

Jesus continua dizendo que num determinado momento as dez pegaram no sono e à meia-noite ouviram um grito que o noivo estava vindo e então deveriam acordar.

Ao acordarem, foram preparar as candeias, porém as inconsequentes não tinham óleo para manter as candeias acesas, enquanto as sabias tinham o óleo reserva, mas não poderiam emprestar-lhes porque se não faltaria para as suas próprias candeias.

A parábola conta que as inconsequentes saíram para comprar mais óleo, contudo neste meio tempo o noivo chegou. As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete e a porta foi fechada.

Entretanto, mais tarde, quando as cinco imprudentes chegaram encontram a porta fechada e começaram a chamar pelo noivo que respondeu:

“Com certeza eu vos afirmo que não os conheço”. Portanto, disse Jesus, vigiai, pois não sabeis o dia, tampouco a hora em que o Filho do homem chegará (Mateus 24.2-13).

A tradição e as candeias

Os casamentos judaicos na época de Cristo havia duas fases: A primeira o noivo participava com a família da noiva na casa dele de um evento de entrega e na segunda o noivo levava para um grande banquete em sua casa.

As candeias eram grandes tochas feitas com longas varas, com trapos enrolados em uma das pontas, embebidos no óleo e capazes de ficarem acesas ao ar livre.

Conclusão da Parábola das dez Virgens

É certo que Jesus voltará para buscar a sua noiva (a igreja), contudo a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão exclusivamente o Pai (Mateus 24.36), aqui Ele está dizendo que o noivo chegou e as virgens imprudentes foram pegas desprevenidas, ficaram de fora do banquete e ouviram do noivo “para apartar-se dali, pois ele não as conhecia”.

Semelhantemente Jesus disse que “muitos dirão a mim naquele dia: ‘Senhor, Senhor… não temos nós profetizado em teu nome? Em teu nome não expulsamos os demônios? E, em teu nome, não realizamos muitos milagres? Então lhes declararei: Nunca os conheci. Afastai-vos da minha presença, vos que praticais o mal” (Mateus 7.22-23).

Porque aquelas cinco virgens não levaram óleo suficiente para aguardar a chegada do noivo? Será que elas duvidavam da sua vinda? E você está parecido com as sábias ou com as imprudentes? Sua candeia está acesa ou está faltando óleo? E elas foram comprar achando que dava tempo de retornar?

Sabe querido leitor, Jesus não está dizendo simplesmente que ficará para fora do banquete as imprudentes ou distraídas e que entrará as sábias e atentas. Jesus está dizendo algo mais profundo: O óleo aqui pode representar o Espírito Santo e todo àquele que crê e entrega a sua vida a Jesus recebe o Espírito e ao que continuar firme até o final será salvo (Mateus 24.13).

Ao receber o Espírito uma obra começa a acontecer em nós e se nos permitirmos Ele começa a nos transformar, a cada dia mais parecido com o Ele, para completar a sua obra naquele dia. Aquele que se permite conhecer e entrega-se de todo coração, conhece ao Senhor e Pai e é conhecido Dele, portanto jamais ouvirá que deve se apartar, no Grande Dia.

Muitos ainda vivem a vida como se desse tempo de voltar depois, contudo ninguém sabe a hora que o noivo chegará e ninguém sabe a hora que Ele nos chamará, por isso haja como as prudentes e mantenha sua candeia acesa dia após dia.

Deus abençoe a sua caminhada até Aquele Dia, querido leitor.

 

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.