“O amor é uma palavra usada muitas vezes e muitas vezes cedo demais”, diria Charles Bukowski. “O amor é fogo que arde sem se ver”, diria Camões.
Já em seu sentido literal, o dicionário define que o amor é um “sentimento afetivo; afeição viva por; afeto: o amor a Deus, ao próximo”.
Assim como as definições variam o sentimento também. O amor que sentimos por Deus é diferente do que temos pelo nossos pais, ou pelos nossos filhos e cônjuges. Também diferencia muito do que temos pelos nossos amigos e até mesmo pelos nossos bens materiais.
Para aprofundarmos mais o assunto vamos falar de algumas definições do sentimento mais aclamado do mundo. Sabe o que significa amor Ágape, Philos e Eros? Então nos acompanhe.
Significado Amor Ágape: em tudo a Caridade
Indice
O termo amor ágape está muito presente na bíblia, especialmente no Novo Testamento. Em algumas traduções a palavra também ganha o significado de “caridade”.
Para criar uma distinção entre Philos e Eros, o amor ágape ganha um sentimento muito mais elevado ao aparecer como amor de Deus ao homem, amor do homem a Deus e amor do homem com o próximo. É um sentimento que transcende a compreensão humana.
Usado mais de trezentas vezes no Novo Testamento, a expressão é relacionada à caridade e podemos até ligá-la a um termo muito conhecido e usado ultimamente: a empatia. O amor ágape convida a pessoa a lançar o olhar ao próximo e amá-lo como merece e incondicionalmente.
Sem buscar interesses, o amor ágape é puro e genuíno, tanto que define o nosso sentimento por Deus. Ele é forte, constante e consegue enfrentar qualquer barreira. Não entenda como submissão, ele é entrega verdadeira.
Como Paulo define na bíblia, o amor ágape “tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta”(1Cro 13:4-7).
Significado Amor Philos: natural
Já o sentimento mais natural pode ser representado pelo amor Philos. Ele é mais simples de ser compreendido e até mesmo sentido. É uma simpatia natural, uma grande amizade, um carinho que temos por quem amamos, como nossos familiares.
O amor philos vem acompanhado de parceria, companheirismo, amizade e nasce da afeição e relação entre pessoas queridas. Na bíblia o termo é empregado pelo menos trinta vezes.
Sem escravizar, criar dependência, monopolizar, segundo Epicuro, filósofo grego “a amizade é o máximo que a sabedoria da felicidade pode proporcionar a vida.”
Significado Amor Eros: a paixão
Paixão, desejo, sensualidade, o amor eros vem para representar a relação entre homem e mulher. O desejo carnal, o querer estar juntos o mais próximo possível, ele é o amor dos casais em chamas.
Por ser uma palavra com um teor mais forte, ela não é encontrada no Novo Testamento, ainda mais que naquela época este tipo de sentimento era desmoralizado e julgado.
Além do sentimento, eros pode ser usada apenas para representar o prazer, a vontade, o ato sexual, o erótico. É a forma mais perigosa de amor, porque para que se viva em equilíbrio é necessário sentir também os outros.
→ Veja Também: Qual o significado do Natal?
Amor nas páginas
Ágape também é o nome de um livro publicado pelo padre Marcelo Rossi, em 2010, pela Editora Globo. Na obra, o religioso traz à tona o termo com seu real significado de amor de Deus pelos seus filhos e o amor humano inspirado no divino.
Trechos do Evangelho de São João são reinterpretados durante o livro para que o amor divino seja entendido nos dias de hoje.
Ame!
Por fim, independente de qual o seu, ame a Deus e aos seus próximos.
“E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria”(1 Coríntios 13:3).