Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada
zaqueu o publicano
Início » Histórias da Bíblia » História de Zaqueu, quem foi Zaqueu?

História de Zaqueu, quem foi Zaqueu?

Zaqueu era um cobrador de impostos que se converteu quando Jesus precisou se hospedar em sua casa. Quando isso aconteceu, Zaqueu se arrependeu de seus pecados e se tornou um homem honesto.

história-de-zaqueu

Zaqueu o publicano

Zaqueu era um homem rico e tinha um bom cargo, ele era chefe dos publicanos de Jericó. Publicanos eram cobradores de impostos do Império Romano. Os Judeus não gostavam deles pois eles eram corruptos e roubavam dinheiro do povo.

Jesus estava a caminho de Jerusalém, mas antes decidiu passar em Jericó. Todos ficaram sabendo e foram correndo par ver Jesus, alguns subiam em pedras outros em bancos e cadeiras, mas como Zaqueu era muito baixo ele não enxergava Jesus. Zaqueu correu na frente da multidão e subiu em uma árvore para conseguir ver Jesus.

Veja Também: A Bíblia Sagrada em Áudio

Jesus foi até a árvore que Zaqueu estava, chamou-lhe pelo nome e mandou ele descer, pois naquela noite Jesus queria se hospedar em sua casa. Zaqueu desceu o mais rápido possível, ficou muito feliz com a notícia e levou Jesus até sua casa. A multidão não gostou e nunca imaginaram que Jesus iria se hospedar na casa de um homem que roubava, de um corrupto.

Chegando em sua casa, Zaqueu e Jesus conversaram. Zaqueu se arrependeu, confessou seus pecados e disse a Jesus que iria dar metade de seus bens aos pobres e que iria devolver quatro vezes mais o valor que havia roubado das pessoas. Jesus ficou muito feliz e declarou que a salvação chegou naquele lar.

“Jesus lhe disse: “Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão.” (Lucas 19:9)

Ensinamentos dessa história:

Podemos levar para nossas vidas alguns aprendizados com a história de Zaqueu. A humildade que ele teve ao descer daquela árvore para receber Jesus até sua casa.

Podemos ver que Jesus ama a todos e que Ele veio para salvarmesmo Zaqueu sendo um homem odiado por todos, Jesus o amava, se hospedou em sua casa e levou o arrependimento e salvação.

Vimos que a multidão julgava os pecados de Zaqueu, mas não viam que eles também eram pecadores. A vida com Jesus é diferente, quando Jesus chega em nossas vidas, ele trás transformação de atitude, Ele pode mudar a pessoa mais odiada.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Cadastre-se e Receba


3 Aulas Gratuitas para aprender Hebraico bíblico e Cultura judaica