A historia de Ester se encontra no velho testamento, Ester foi uma mulher que salvou o povo hebreu, uma mulher levantada por Deus. A história de Ester é algo que edifica a vida de muitas pessoas, uma mulher que não sentiu medo da morte para salva seu povo.
O Rei Assuero e sua Rainha
Indice
O rei Assuero tinha sua rainha chamada Vasti, certo dia o rei Assuero decidiu fazer um banquete no jardim de Seu Palácio Real.
Para mostrar as riquezas da glória do seu reino, e o esplendor da sua excelente grandeza, por muitos dias, a saber: cento e oitenta dias.
E, acabados aqueles dias, fez o rei um banquete a todo o povo que se achava na fortaleza de Susã, desde o maior até ao menor, por sete dias, no pátio do jardim do palácio real. (Ester 1;4,5)
O rei Assuero pediu para que a rainha Vasti desfilasse diante dos convidados do banquete, mas ela se recusou , isso acendeu a ira do rei Assuero com que ele decidiu ter outra mulher para ocupar o lugar da rainha Vasti. → Mais histórias da Bíblia
A Escolha do Rei Assuero a Ester
Então o rei Assuero mandou seus servos buscarem as mulheres mais formosas e virgens do reino, pois depois de uma seleção o rei Assuero iria escolher uma delas para ser sua nova Rainha.
E havia naquela cidade um homem judeu na fortaleza de Susã chamado Mardoqueu que foi transportado de Jerusalém, com os cativos para Susã e ele morava com sua prima que se chamava Hadassa. (Ester na Língua Dos Persas) Ester era uma Jovem muito Bonita que havia ficado órfão e Mardoqueu Tomou ela como Filha.
E aconteceu que Ester foi levada junto com outras mulheres pelos guardas do reino, para a Seleção que o Rei tinha ordenado, para que o Rei Assuero Escolhesse sua nova Rainha.
Ester então, ficou pelos cuidados de Hagai, um dos eunucos responsável pelo trato feminino, e Hagai gostou muito de Ester e deu o melhor lugar da casa das mulheres.
Então se passou um ano, onde o rei começou a chamar todas as mulheres da Seleção, como havia ordenado, e logo por fim foi Ester chamada na presença do Rei.
E o rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e alcançou perante ele graça e benevolência mais do que todas as virgens; e pôs a coroa real na sua cabeça, e a fez rainha em lugar de Vasti. (Ester 2:17)
As Visitas de Mardoqueu Para Ester.
Mardoqueu sempre ia Visitar Ester na frente do palácio, mas um belo dia Mardoqueu esperando Ester na frente do Palácio, como de costume, viu Dois camareiros do reino planejando contra o Rei Assuero, então Mardoqueu informou a rainha Ester o atentado e acontecendo isso, os camareiros foram desmascarados e isso foi escrito no livro de anotações reais.
Os Planos de Hamã
Hamã era um príncipe muito importante no reino persa, Hamã não gostava de Mardoqueu, pois Mardoqueu não se curvava perante a ele por Mardoqueu ser judeu.
Então Hamã teve um plano em matar todos os Judeus, o rei não sabia que Ester era judia, então Hamã planejou a data da morte dos judeus.
A Atitude de Ester
Então Mardoqueu contou o plano de Hamã para Ester e pediu para que Ester fala-se com o rei, mas Ester sentiu medo, pois ninguém poderia chegar na presença do rei sem sua autorização, então Ester fez um pedido para o povo judeu.
Então disse Ester que tornassem a dizer a Mardoqueu:
Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias (Ester 4:15,16)
Então Ester foi falar com o Rei, contou toda a situação para o rei assuero, explicou o plano maléfico de Hamã. O rei ficou furioso com Hamã logo mandou enforcar Hamã na mesma forca que o próprio fez para o Mardoqueu.
Ester então foi a grande mulher que salvou todo o povo Judeu da morte.
” Com apoio do Rei ,O povo judeu se juntaram e mataram muitos inimigos” (Ester 9:1-2)