Samuel além de um grande profeta foi o último juiz de Israel, um país que ele liderou como um chefe. Samuel sempre foi um homem obediente e fiel á Deus mas também passou por grandes desafios.
Para aprender melhor sobre a história e o exemplo de vida desse grande profeta leia o post completo.
Samuel foi escolhido por Deus antes mesmo de nascer. Sua mãe, Ana era uma mulher muito triste pois não podia ter filhos. Um dia ele foi até o templo e orou prometendo a Deus que se ela tivesse um filho ela entregaria ele completamente e dedicaria sua vida para criá-lo nos caminhos de Deus. O sacerdote Eli disse á Ana que Deus iria realizar o desejo do seu coração.
Ana foi embora e logo depois ficou gravida, e escolheu o nome de Samuel.
“E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.” Samuel 1:20
História do Profeta Samuel
Indice
Quando Samuel desmamou foi levado e entregue ao templo, onde passou toda sua infância servindo ao Senhor. Uma noite quando Samuel ainda era um menino Deus o chamou pela primeira vez, mas depois de três vezes que Deus o chamou Samuel ainda pensava que a voz era de Eli.
Foi ai que Eli viu que era Deus chamando o menino. Na quarta vez Samuel respondeu e Deus falou que traria um julgamento sobre a família de Eli, pois seus filhos eram muito maus.
Logo depois, os filisteus confrontaram o povo de Israel e os filhos de Eli foram todos mortos. Quando Eli ficou sabendo caiu da cadeira e quebrou o pescoço vindo a morrer.
“Então respondeu o que trazia as notícias, e disse: Israel fugiu de diante dos filisteus, e houve também grande matança entre o povo; e, além disso, também teus dois filhos, Hofni e Finéias, morreram, e a arca de Deus foi tomada. E sucedeu que, fazendo ele menção da arca de Deus, Eli caiu da cadeira para trás, ao lado da porta, e quebrou-se-lhe o pescoço e morreu; porquanto o homem era velho e pesado; e tinha ele julgado Israel quarenta anos.” (1 Samuel 4: 17 e 18)
Samuel como Juiz de Israel
Samuel já um homem adulto, convocou o povo de Israel para lutar contra os Filisteus. Deus ficou ao lado de Samuel o tempo todo, e os Filisteus foram derrotados. Foi quando Samuel recebeu o reconhecimento de juiz de Israel e passou a viajar por todo o país para resolver questões políticas.
Quando Samuel ficou idoso ele colocou seus filhos para liderarem Israel, mas eles faziam muitas coisas erradas, e o povo vendo isso pediu que um Rei governasse o país. Samuel se entristeceu pois não estavam reconhecendo Deus como Rei, mas queriam um novo para que governasse Israel.
Samuel orou e pediu orientação à Deus, foi quando Deus mandou que Samuel elegesse um novo rei para Israel
Saul o Primeiro rei de Israel
Um dia, Deus falou para Samuel que Saul deveria ser reconhecido como rei. Então Samuel o reconheceu em privado. Logo depois, Saul teve uma vitória militar e então Samuel chamou todo o povo de Israel e em uma cerimônia oficial todos reconheceram Saul como rei. Samuel já muito velho se despediu do povo e decidiu não liderar mais aquele país.
Um tempo depois Saul se desviou dos caminhos de Deus, e Deus o rejeitou como rei, mandando Samuel eleger outro como rei de Israel. Samuel foi até a casa de um homem chamado Jessé, e Deus lhe disse que Davi, filho mais novo de Jessé deveria ser o novo rei.
Por várias vezes Saul tentou matar Davi por estar sentindo inveja do grande líder que Davi se tornou. Davi passou um bom tempo como fugitivo e se tornou rei muitos anos depois que Samuel morreu.
Quando Samuel morreu, o povo de Israel se entristeceu.
“Samuel morreu, e todo o Israel se reuniu e o pranteou; e o sepultaram onde tinha vivido, em Ramá…” (1 Samuel 25:1)
Samuel foi o último juiz de Israel e foi muito importante por realizar grandes feitos naquele país. Samuel foi fiel a Deus, creu o tempo todo, e Deus esteve sempre ao seu lado e o usou para realizar grandes coisas.