A Parábola do Bom Samaritano está escrita no livro de Lucas 10: 30-35 e é uma das mais belas e profundas parábolas de Jesus.
O Bom Samaritano
Indice
Jesus contou essa parábola na época quando um intérprete da lei perguntou a Jesus :
Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? (Lucas 10:29)
Em resposta Jesus lhe contou essa história:
Um homem que estava viajando foi atacado por assaltantes, que o feriram e o deixaram jogado quase morto.
Um sacerdote de Deus passou por esse homem ferido, viu o que tinha acontecido mas atravessou e foi embora pelo outro lado da estrada sem ajudar.
Logo após, passou um levita que é uma pessoa que trabalha e se dedica ao templo do Senhor, e fez a mesma coisa, fingiu que nem viu o homem ferido e foi embora sem ajudá-lo.
Depois disso, veio um Samaritano, que nesse tempo Judeus e Samaritanos eram inimigos, eles eram vistos como pessoas indignas. O Samaritano teve dó desse homem, e cuidou de suas feridas e ainda o levou até uma hospedaria para cuidar dele. Além disso, o Samaritano pagou todas as despesas do homem na hospedaria.
Depois de contar essa história ao intérprete, Jesus lhe perguntou qual dos três viajantes foi o próximo do homem ferido. O intérprete respondeu que foi o homem que cuidou. E Jesus disse para ser igual ao Samaritano.
O que Jesus quis dizer com essa Parábola?
Com essa parábola Jesus conta que não adianta ser “seguidor dEle” se não tivermos atitude de um verdadeiro cristão. O sacerdote e o levita que eram vistos como santos,deveriam ter ajudado aquele homem, já que conheciam o amor de Deus.
Mas como não tinha ninguém ali perto para mostrar suas ações, foram embora sem ajudar o homem, sem amar quem mais precisava naquele momento.
Já o Samaritano que tinha “fama” de ser indigno teve uma atitude de bondade, e é isso que agrada a Deus, um coração verdadeiro que ama ao próximo.
O Bom Samaritano se doou, cuidou do ferido, doou seu tempo e até seu dinheiro. É isso que Deus quer, demonstração de amor verdadeiro.
E o nosso próximo é quem está por perto, não é quem nós queremos, quem gostamos, não existe preferencia quando estamos dizendo em próximo. Jesus nos amou apesar de nosso pecados, nossas falhas, e assim devemos fazer, amar ao próximo.
Sem amor não adianta ir à igreja, orar, pregar, louvar. Tudo isso só vale a pena se tivermos a fé em Deus e amor em nossos corações. E esse amor mostramos com a forma que tratamos o próximo.
Se você quer conhecer mais Parábolas da bíblia acesse nosso página.