O Tanque de Betesda é um dos locais que recebeu um milagre de Jesus. Como narra João em seu livro, foi nele que o Senhor curou um paralítico.
O que era o Tanque de Betesda?
Indice
Era um local que se aglomerava vários enfermos e paralíticos que buscavam uma chance de ficarem curados. Era lá que as pessoas expunham a dor, e fragilidade em busca da misericórdia divina.
Betesda é um nome derivado do grego, que significa casa de misericórdia. Alguns estudiosos descobriram que o tanque está localizado a nordeste de Jerusalém. São dois tanques iguais, com uma divisão em pedra de seis metros de espessura.
O milagre de Jesus com o Paralitico de Betesda
Jesus estava a caminho de Jerusalém quando chegou ao tanque de Betesda. Havia uma multidão de enfermos e paralíticos aglomerada. Todos esperavam o movimento das águas do tanque feito por um anjo, sendo que apenas o primeiro a entrar no local receberia a cura.
“Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse (João 5:4)”.
Como estavam doentes, muitos nem conseguiam mover-se, contavam com a ajuda de amigos e familiares, o que aumentava ainda mais a quantia de pessoas no local.
O paralítico do milagre de Jesus estava no local há décadas, mas nada acontecia ao seu favor, porque as curas eram demoradas para acontecer e era preciso esperar muito tempo.
Apesar da demora o homem sabia que sua hora chegaria e acreditava em Jesus. O Senhor, ao saber de toda essa persistência falou com o homem. “E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? (João 5:6)”.
O enfermo conta a Jesus seus sofrimentos: “Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim (João 5:7)”.
Pela sua persistência e humildade, Jesus operou um milagre em sua vida. “Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava (João 5:8-9)”.
O que aprendemos?
A história da cura do paralítico reforça que devemos sempre persistir e nunca desistir. O enfermo esperou décadas para a cura de sua doença e nunca desistiu de acreditar e lutar por ela.
Assim devemos ser nossa vida. Cada dificuldade e desafio deve nos motivar mais ainda para lutarmos e acreditarmos em nossos sonhos, sempre mantendo a fé e amor por Deus, nosso Senhor.