Segundo o dicionário da língua portuguesa, atributo significa, entre outros: “o que é próprio, característicos de algo ou alguém, particularidade, característica positiva”.
Nesse artigo nós temos o desafio de escrever sobre os atributos de Deus, ou seja, aquilo que é próprio Dele, suas características e particularidades.
Contudo, uma pergunta deve ser levantada logo no inicio: Como defini-lo completamente e expressar o tamanho de Sua grandeza? Certamente passaríamos toda a eternidade tentando defini-lo e ainda assim não conseguiríamos, pois Ele é maior do que a própria definição.
Atributos de Deus
Indice
Aqui nós iremos relacionar numericamente quinze de seus atributos revelados pela Sua Santa Palavra:
1 – O Deus Trino
Eternamente existente. Ele é o Eterno revelado como Pai, Filho e Espírito. No batismo do Deus Filho, o Senhor Jesus, nas águas do rio realizado por João Batista, podemos contemplar a manifestação da trindade em um único momento: o Filho está na água, o Pai fala do céu e o Espírito Santo na forma de pomba vem sobre Ele (João 4.32-34). Desde a criação em Gênesis, os três já existiam e sempre serão.
2 – Deus é Eterno
“Antes que se originassem os montes e formasses o universo e a terra, de eternidade a eternidade, tu és Deus” – Salmo 90.2.
Não há inicio e não há fim, para sempre Ele É.
3 – Deus é O Criador
“No principio criou Deus o céu e a terra” (Gênesis 1.1).
Todas as coisas foram criadas por ordem Dele e conforme a sua vontade, qualquer outra teoria não passa de inverdades.
4 – Deus é Amor
“Porquanto Deus é amor” (1ª João 4.8).
Deus não somente possuí o amor, mas como João afirma: Deus é o Amor. O Amor mais forte do que a morte, o Amor que ofertou o seu único filho para reconciliar o mundo perdido em seus próprios pecados com Ele e oferecer gratuitamente pela fé a oportunidade de vida eterna (João 3.16).
5 – Deus é Perdoador
“Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar todos os pecados e nos purificar de toda a injustiça” (1ª João 1.9).
Todos nós pecamos e destituídos estávamos da presença de Deus, mas como Ele é Amor, Ele é o Amor que perdoa e nos faz viver novos começos. Só Ele pode perdoar os nossos pecados e nos da nova vida.
6 – Deus é Santo
“Cada um desses seres tinha seis asas e eram repletos de olhos, tanto ao redor como por baixo das asas. Dia e noite proclamavam sem cessar: ‘Santo, santo, santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, Aquele que era, que é e que há de vir” (Apocalipse 4.8).
Deus é Santo e nada pode mudar essa realidade e verdade. O seu trono é de santidade incomparável.
7 – Deus é Fiel
“Mas se somos infiéis, Ele, entretanto, permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo” (2º Timóteo 2.13).
Costumo dizer: “Na aliança que temos com Deus, Ele é a parte fiel e nós somos a parte que sempre carrega a tendência da infidelidade”. Deus é fiel, Ele é assim e nada pode mudar a sua essência, nem mesmo quando nós o decepcionamos e infelizmente não são poucas as vezes que causamos tristezas em Seu coração.
8 – Deus é Bom
“Porquanto o Senhor é bom e seu amor leal dura para sempre, sua fidelidade acompanha todas as gerações” (Salmos 100.5).
Jesus disse: O Pai é bom (Marcos 10.18) e por ser bom Ele sabe o que é melhor para cada um de nós.
A nossa história está escrita por sua bondade, confie e descanse nessa verdade.
9 – Deus é Misericordioso
“Ao único que realiza grandes maravilhas. A sua misericórdia dura para sempre” (Salmos 136.4).
O reino de Deus é firmado em Sua misericórdia, pois elas são as causas de não sermos consumidos, bem como renovam-se em todas as manhãs (Lamentações 3.22-23).
10 – Deus é Paciente
“Entretanto, o Eterno demora demais para se irar, é paciente e longânime, mas seu poder é incalculável” (Naum 1.3a).
Imagina se Deus desistisse de nós como muitas vezes nós pensamos em desistir da caminhada com Ele ou como muitas vezes desistimos das pessoas? Ele é paciente e aguarda nossas atitudes de entrega dia após dia.
11 – Deus é Onipresente
“Para onde poderia eu fugir do teu Espírito? Para onde poderia correr e escapar da tua presença? Se eu escalar o céu, ai estás, se me lançar sobre o leito da mais profunda sepultura, igualmente ai estas. Se eu me apossar das asas da alvorada e for morar nos confins do mar, também ai a tua mão me conduz, tua destra me ampara” (Salmo 139.7-10).
Ele está em todos os lugares, observa tudo e todos, bem como nada pode passar sem ser notado por seu olhar.
12- Deus é Onisciente
“Ele fixa o número das estrelas, a cada um dá um nome” (Salmo 147.4).
Seu conhecimento é infinito sobre todas as coisas, absoluto e pleno em sua capacidade e inteligência, conhece o que ninguém mais conhece.
13 – Deus é Onipotente
“Eu Sou o Alfa e o Ômega, declara o Eterno, Aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso” (Apocalipse 1.8).
O “sim e o não” está em Suas mãos. É Ele quem dá a ordem para a vida e para a morte. A cura e a ressurreição pertencem a Ele. Ninguém pode resisti-lo.
14 – Deus é Imutável
“Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há oscilação como se vê nas nuvens inconstantes” (Tiago 1.17).
Ele não muda, é o mesmo ontem, hoje e será para sempre.
15 – Deus é Unidade
“Para que todos sejam um, Pai, como Tu estás em mim e Eu em Ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que Tu me enviaste” (João 17.21).
Desde o inicio Ele é comunidade habitando em família, a saber, o Pai, o Filho e o Espírito. Ele criou o homem para relacionar-se com Ele e uns com os outros e seu projeto original não mudou: Ele deseja se relacionar conosco, só precisamos entregar as nossas vidas em suas mãos e viver Nele, em seu eterno amor.