A palavra igreja vem do termo “ekklesia” que significa reuniões comunitárias, assembleias, congregação, ajuntamento público… os gregos, nos tempos apostólicos, tinham o costume de se reunir como uma “igreja” para resolver assuntos relativos a cidade, nesses encontros, democraticamente todos eram ouvidos e falavam, depois de tudo considerado, numa votação a melhor escolha na visão da maioria vencia a questão.
Desde aquele tempo, os cristãos, novos convertidos, semelhantemente eram chamados a se reunir como igreja, mas de uma forma diferente, a igreja tem um cabeça que é Cristo (Colossenses 1.18) e a sua vontade deve sempre prevalecer. Nos reunimos como igreja para celebrar o nosso amor Àquele que nos amou primeiro (1 João 4.19). O culto, encontros na igreja, é para Ele e toda centralidade que não esteja Nele deve ser rejeitada.
Por que se Reunir ao Lado dos Irmãos em Jesus?
Indice
Por que simplesmente assistir cultos online não resolvem? Ou melhor, por que um movimento não deve substituir o outro? Por que há coisas que só acontecem quando a igreja está reunida, por exemplo: Durante a pregação o Espírito Santo move sobrenaturalmente pela vida do pregador para que os irmãos se abracem e através dessa ação uma unção de cura e unidade acontecerá. Só será possível estando presente.
Há também, na comunidade, a oportunidade da comunhão que vai além do evento litúrgico. A comunhão é a chave para uma caminhada bem sucedida, pois “é melhor serem dois do que um” (Eclesiastes 4,9) e “onde se reunirem dois ou três no nome d’Ele, lá Ele estará no meio deles” (Mateus 18.20).
A igreja não somos nós?
Contudo, alguém pode perguntar: a igreja não é cada um de nós, os convertidos a Jesus? Eu respondo que sim! Mas ser igreja diariamente em todos os lugares não anula a necessidade de se reunir como igreja, pois a Palavra sempre vai se referir a nós no plural, vivendo em comunidade, sendo família: “Ou ainda não entendeis que o VOSSO corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em VÓS, o qual tendes da parte de Deus, e que não pertenceis a VÓS mesmos? Pois fostes comprados por alto preço, portanto, glorificai a Deus no vosso próprio corpo” (1 Coríntios 6.19-20).
A igreja é a resposta de Jesus para todo o mundo, pois é na igreja que todas as necessidades são e devem ser supridas. Todos estão conectados ao Único Deus, funcionando cada um, sendo igreja, de uma forma: “Existem diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Existem várias formas de ministérios, mas o Senhor é o mesmo” (1 Coríntios 12.4-5) e “Ora, vós sois o Corpo de Cristo, e cada pessoa entre vós, individualmente, é membro desse Corpo” (1 Coríntios 12.27), bem como a igreja carrega a figura de corpo, entendendo como o Pai valoriza a comunhão: “Assim também nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e cada membro está ligado a todos os outros” (Romanos 12.5).
Vá à igreja
Pode ser que um dia você já tenha se decepcionado com a igreja, mas deixa eu te dizer: que família não tem problema? A igreja é a comunhão de um povo que encontrou em Jesus a graça que todos necessitam e a partir daí buscam viver uma vida como filhos e discípulos amados. Dê uma oportunidade para ser igreja ao lado dos seus semelhantes. Faça um favor para você mesmo: vá à igreja.