O apostolo Paulo está escrevendo aos romanos e em determinado momento ele faz a seguinte declaração: “Estamos certos de que Deus age em todas as coisas com o fim de beneficiar todos os que o amam, dos foram chamados segundo o seu plano” (8.28).
O versículo é mais conhecido com a tradução: “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”.
Todas as coisas
Indice
A expressão “todas as coisas” usada pelo apóstolo nesse versículo, segundo os melhores manuscritos dizem os estudiosos, é objeto do verbo grego sunergei, indicando que o sujeito da ação é Deus.
Sendo assim, é Deus quem coordena e tem o controle da vida dos seus amados. Nada passa desapercebido e tudo tem um propósito. É Deus que possuindo o comando favorece e coloca ordem todo o contexto.
Para o bem daqueles que o amam
Muitas vezes usado como um versículo para o consolo, o versículo tem o maior objeto de trazer descanso e convicção afirmando que seja na alegria ou no sofrimento, aqueles que amam a Deus são mais do que vencedores, pois em todas as circunstâncias são moldados e veem as mãos de Deus agindo em seu favor e nas coisas que estão em seu redor. Os amados são abençoados, contudo os que estão a sua volta também são abençoados.
Diante dos cenários que “as coisas” na vida não se encaixam sozinhas, é Deus, “o sujeito” de toda ação e movimento é quem coloca ordem no caos e convoca o ser humano para ser seu companheiro nessa empreitada, caminhando juntos e entendendo que os seus propósitos que são maiores e melhores do que sempre podemos imaginar, dimensionar, medir ou mensurar.