A passagem da sarça ardente é muito conhecida entre os cristãos e provavelmente você já viu sua representação em algum filme bíblico.
Para quem não conhece, a sarça ardente era o arbusto que queimava, mas não era consumido pelo fogo. Moisés presenciou a cena enquanto era chamado por Deus para liderar o povo de Israel em busca da libertação da escravidão no Egito.
O que é uma Sarça na Bíblia?
Indice
Vinda do termo hebraico seneh, sarça como contamos acima é um arbusto. Pela passagem bíblica não é possível dizer qual era sua espécie exatamente, mas considerando a região em que ocorreu o fato, e por etimologicamente a palavra derivar de “espetar” é possível que a sarça seja um arbusto espinhoso, da família das acácias.
Significado Bíblico da Sarça Ardente
A palavra sarça aparece apenas duas vezes na bíblia e em ambos os casos faz referência ao episódio da convocação de Moisés.
São elas:
“E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima. E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui” (Êxodo 3:2-4).
“Com os melhores frutos da terra e a sua plenitude, e com o favor daquele que apareceu na sarça ardente. Que tudo isso repouse sobre a cabeça de José, sobre a fronte do escolhido
entre os seus irmãos” (Deuteronômio 33:16).
Moisés e a Sarça Ardente
O grande personagem bíblico ligado a sarça é Moisés. No capítulo 3 de Êxodo é possível encontrar a história que conta que o homem estava cuidando do rebanho de seu sogro até chegar ao monte Horebe, conhecido como o monte de Deus.
Em um certo momento, o anjo do Senhor aparece a Moisés numa chama de fogo no meio da sarça. O homem notou que apesar das chamas o arbusto não se consumia, o que chamou sua atenção e fez com que caminha-se até ela.
Aproximando-se da sarça ardente, Deus chama pelo nome de Moisés e pede que ele tire as sandálias, porque está em um local santo.
Deus revela-se para Moisés, que assustado, esconde o rosto com medo de olhar diretamente para o Senhor. Mas Deus fala com Moisés e conta ao homem que ele foi escolhido para libertar e conduzir o povo de Israel à Terra Prometida.
Curiosidades sobre a Sarça Ardente
Em Êxodo a passagem conta que o Anjo do Senhor apareceu a Moisés, mas a expressão designa o próprio Deus. Algumas vezes no Velho Testamento o termo é usado para referenciar o Senhor.
Também é importante ressaltar que na maioria das vezes que o fogo é utilizado em escrituras, simboliza a presença de Deus, o que reforça ainda mais a afirmação acima.
A sarça ardente representa a autossuficiência de Deus, porque o arbusto não era consumido porque o fogo que estava ali não necessitava de combustível para queimar, a sarça é viva por si mesma, simbolizando a santidade inacessível de Deus.