No íntimo, a maioria das pessoas gostariam de ter mais tempo, de poder viver mais, mas acredito que ninguém nunca desejou completar mais de 900 anos.
Segundo relatos bíblicos, Matusalém foi o homem que viveu por mais tempo, completando 969 anos. Filho de Enoque e avô de Noé, sua história é marcada pela crença a Deus.
História de Matusalém na bíblia
Indice
Grande parte da história de Matusalém, e quase toda, está registrada em Gênesis 5:21-32, como vemos abaixo.
“Quando Enoque tinha sessenta e cinco anos, o seu filho Matusalém nasceu. Depois disso Enoque viveu em comunhão com Deus durante trezentos anos e foi pai de outros filhos e filhas. Enoque viveu trezentos e sessenta e cinco anos. Ele viveu sempre em comunhão com Deus e um dia desapareceu, pois Deus o levou. Quando Matusalém tinha cento e oitenta e sete anos, o seu filho Lameque nasceu.
Depois disso Matusalém viveu mais setecentos e oitenta e dois anos. Ele foi pai de outros filhos e filhas e morreu com novecentos e sessenta e nove anos de idade. Quando Lameque tinha cento e oitenta e dois anos, foi pai de um filho e disse: — O SENHOR Deus amaldiçoou a terra, e por isso o nosso trabalho é pesado; mas este menino vai trazer descanso para nós. E Lameque pôs no filho o nome de Noé. Depois disso Lameque viveu mais quinhentos e noventa e cinco anos. Ele foi pai de outros filhos e filhas e morreu com setecentos e setenta e sete anos de idade. Depois que completou quinhentos anos de idade, Noé foi pai de três filhos: Sem, Cam e Jafé”.
O trecho é um dos únicos que contempla a história de Matusalém, de forma bem resumida. Aliás, não há registros no livro de outro homem que tenha vivido por tantos anos.
Dilúvio
Matusalém quase viveu o dilúvio, período ocorrido pelo fato da maldade dos homens estar crescendo descontroladamente, porém a sua morte foi pouco antes da passagem.
Provavelmente Matusalém viu seu neto Noé construir a arca e até mesmo ouvir seus relatos sobre o chamado de Deus e o que iria acontecer com a humanidade.
Não é possível saber se Matusalém acreditou no neto ou o apoio, porque como citamos, a história do homem aparece de forma muito resumida e sucinta, sem detalhes e informações.
Como Matusalém sobreviveu por 900 anos?
O fato mais curioso que cerca a vida de Matusalém é sua idade. Novamente nas passagens bíblicas não é possível encontrar uma explicação para os seus anos de vida.
É comum que as pessoas que tem idade registrada na bíblia antes do dilúvio viverem mais que o normal, sendo assim, Matusalém não foi o único a viver por centenas de anos.
Há três teorias que buscam explicar a vida longa de Matusalém. São elas:
- Esperança de vida: No início da humanidade, Deus permitiu que as pessoas vivessem mais tempo para que a civilização fosse desenvolvida. Mas em Gênesis é possível notar a primeira referência a idade máxima para o homem. “Então disse o Senhor: “Por causa da perversidade do homem, meu Espírito não contenderá com ele para sempre; ele só viverá cento e vinte anos (Gênesis 6:3).”
- Contagem dos anos: Há também a probabilidade que a contagem dos dias e anos eram diferentes, seguindo um calendário mais curto.
- Simbólico: Pode ser que a idade descrita não seja necessariamente a que os homens possuíam. Elas podem apenas simbolizar dinastias começadas por eles.
O que matou Matusalém?
Não é possível saber se o homem morreu no dilúvio ou antes. Alguns estudiosos garantem que ele morreu entre o ano do acontecimento ou um ano antes.
Por sua história não ser expressa na bíblia de forma clara esta dúvida paira no ar, mas por ser neto de Noé é difícil acreditar que ele não estaria na arca com o neto.