Início » Significados Bíblicos » O que Significa Onisciente, Onipresente e Onipotente?

O que Significa Onisciente, Onipresente e Onipotente?

As Sagradas Escrituras não se valem em praticamente nenhumas das suas versões originais ou traduzidas dessas três palavras: Onisciente, Onipresente e Onipotente, contudo apenas ela mostra-nos alguém que possui essas três características na sua forma de existir e funcionar, a saber: Deus.

o-que-significa-onisciente-onipresente-onipotente

Significado de Onisciente, Onipresente e Onipotente.

As três palavras começam com “ONI” que quer dizer “TODO”, portanto os significados dessas expressões são:

1) Onisciente = Aquele que possui TODO CONHECIMENTO.

2) Onipresente = Aquele que está PRESENTE EM TODA PARTE

3) Onipotente = Aquele que PODE TODAS AS COISAS.

Sendo assim, resumindo: “Deus sabe tudo”, “Deus está em todos os lugares” e “Deus pode tudo”.

Deus, o Onisciente, sabe tudo.

Vejamos três referências bíblicas que mostram essa característica de Deus:

Isaías 40.28 – “Não sabes, não ouvistes que o Eterno, Yahweh, o Senhor, o Criador de toda a terra, não se cansa nem fica exausto? Sua sabedoria é insondável, seu conhecimento incompreensível”.

Romanos 11.33 – “Ó profundidade da riqueza, da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e quão inescrutáveis os seus caminhos!”.

1 João 3.20 – “Pois, se o coração nos condena, Deus é maior que nosso coração; Ele é conhecedor de tudo”.

Deus, o Onipresente, está em todos os lugares.

Vejamos três referências bíblicas que mostram essa característica de Deus:

Salmos 139.7-8 – “Para onde poderia eu fugir do teu Espírito? Para onde poderia correr e escapar da tua presença? Se eu escalar o céu, ali estás, se me lançar sobre o leito da mais profunda sepultura, igualmente ali estás”.

Provérbios 15.3 – “Os olhos do Senhor estão em toda parte, Ele observa atentamente os maus e os bons!”.

Hebreus 4.13 – “E não há criatura alguma incógnita aos olhos de Deus. Absolutamente tudo está descoberto e às claras diante daquele a quem deveremos prestar contas”.

Deus, o Onipotente, pode tudo.

Vejamos três referências bíblicas que mostram essa característica de Deus:

Gênesis 17.1 – “Quando Abraão completou noventa e nove anos, o Senhor lhe apareceu e declarou: ‘Eu Sou El-Shaddai, Deus Todo Poderoso, anda na minha presença e sê íntegro”.

Marcos 10.27 – “E Jesus, fixando neles o olhar lhes revelou: ‘Para o homem isso é impossível, todavia, não para o Senhor. Pois para Deus tudo é possível’”. Fala de Jesus aos seus discípulos.

Lucas 1.37 – “Porquanto para Deus não existe nada que lhe seja impossível” – Fala do anjo Gabriel ao anunciar o nascimento de Jesus através de Maria.

Conclusão: O Deus, Incomparável.

Não há absolutamente nada que possa se comparar a grandeza de Deus. Nenhuma das suas criaturas podem comparar-se com o Criador de todas as coisas (Gênesis 1), nem mesmo as forças infernais.

O conhecimento, a presença e poder de Deus são devastadores diante de qualquer outro conhecimento, presença ou poder.

Tenha isso na sua mente: o Deus a quem você chama de Senhor, que além o mais é o seu Pai, te salvou através de Jesus e habita em você pelo seu Espírito é grande e incomparável. Apenas Ele tem essas três características. Mais Significados Bíblicos

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

[gs-fb-comments]