Início » Significados Bíblicos » O que é um Diácono?

O que é um Diácono?

Nas Sagradas Escrituras o termo “diácono” aparece pela primeira vez na carta de “Atos dos Apóstolos” nos primórdios da igreja.

O Lucas nos conta em Atos 6.1-7 que o número de discípulos só crescia naqueles dias e entre eles surgiu uma queixa contra a igreja, eles alegavam ali que as viúvas não estavam sendo atendidas na distribuição dos alimentos diários como deveria ser, contudo os apóstolos estavam com uma grande demanda de trabalho e de certa forma sobrecarregados. Entre as funções dos apóstolos estavam a ministração da Palavra, as orações por curas, arrecadações de recursos e as devidas distribuições mediante a necessidade da comunidade.

Diante deste cenários os apóstolos se reuniram e decidiram levantar entre os discípulos daqueles dias pessoas que ficariam responsáveis de “servir das mesas das viúvas”, ou seja, zelar e prover as viúvas no que tange ao sustento diário e assim surgiu na igreja primitiva a figura dos diáconos.

Para aquela ocasião foram levantados sete homens, os nomes deles eram: Estevão, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timom, Pármenas e Nicolau.

O Estevão aqui citado foi o primeiro mártir da igreja evangélica morrendo apedrejado com a supervisão do Saulo de Tarso (Atos 7.54 – 8.1).

Os apóstolos impuseram as mãos e consagraram esses homens para o serviço e posteriormente eles serviram a causa do Reino e foram usados conforme a vontade do Espírito Santo que neles habitava.

o-que-é-um-diácono

Significado de Diácono

A palavra diácono vem do grego “diakonein” com o significado de “servidores” ou “ministros”.

Entre as características dos diáconos estava: ser pessoas de bom testemunho, cheios do Espírito Santo e da sabedoria proveniente do alto.

Mais tarde o apóstolo Paulo, “ex-Saulo de Tarso”, em sua carta a Timóteo vai fazer outras recomendações para todos aqueles que exercem essas funções na igreja: “Quanto ao diácono, da mesma forma, dever ser honrados, de uma só palavra, não dados a muito vinho, nem tampouco dominados pelo amor ao dinheiro. Devem permanecer no ministério da fé com consciência pura. Devem também, antes de tudo, passar por experiência, depois, se não houver nada que os desabonem, que exerçam o diaconato” (1ª Timóteo 3.8-10); e “Os diáconos devem ser maridos de uma só esposa e governar bem os filhos e a própria casa, pois todos aqueles que servirem bem como diáconos alcançarão uma posição de honra e muita intrepidez na fé que há em Cristo Jesus” (1ª Timóteo 3.12-13).

O que é Diácono na Igreja Evangélica

O significado do termo diácono está ligado também ao “serviço dedicado” em qualquer área da igreja por amor ao evangelho.

Isso é ser diácono: servir na cooperação com a liderança diante de todas as necessidades que a igreja tiver. Amar a Deus e servir pessoas.

Os diáconos até nos nossos dias nas igrejas evangélicas tem a missão de ajudar e cooperar para que todas as necessidades da igreja sejam supridas. As qualificações espirituais e morais são semelhantes às recomendadas aos pastores.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.