Início » Significados Bíblicos » O que é Consagração? Como se Consagrar a Deus?

O que é Consagração? Como se Consagrar a Deus?

“Consagrem-se, porém, e sejam santos, porque eu sou o Senhor, o Deus de vocês. Obedeçam aos meus decretos e pratiquem-nos. Eu sou o Senhor que os santifica.” (Levítico 20:7,8)

Todo cristão entende que precisa se consagrar pois desde a lei mosaica expressa em Levítico, se consagrar não é uma opção, mas sim uma necessidade.

A questão que paira sobre esse princípio não que o dever mas a forma correta para que esta consagração aconteça.

o-que-e-consagracao

Significado de Consagração

A consagração é uma dedicação de algo ou alguém para Deus. Quando uma pessoa ou alguma coisa é consagrada, fica dedicado para o louvor e o trabalho de Deus.

Normalmente pessoas hoje em dia consagram coisa, como “Tenis, carro, casa, finanças etc” esse ato é a mesma coisa que entregar ao Senhor, tendo em vista que serão usadas para coisas boas e não para o pecado.

É um senso comum que a consagração teve início no momento em que Deus selecionou os levitas para servirem no templo. Importante ressaltar que eles eram responsáveis por toda a preparação do templo para o culto a ser prestado pelo sacerdote à frente do povo.

Então existia algumas leis instituídas por Deus para que eles estivessem aptos, dignos do serviço que seria prestado.

A partir deste princípio todo povo de Deus começou a realizar alguns ritos de consagração. Então objetos, ofertas, alguns dias, festas, trabalhos e ministérios e principalmente pessoas eram consagrados e esta consagração valia realmente perante Deus e os homens.

E essa pratica se perpetuou ao longo dos anos por todo o povo de Deus. Não entrarei no mérito da valia desta consagração nos dias de hoje.

Mas então Como me Consagro Hoje?

Normalmente a consagração hoje em dia é feita por uma oração, seus objetos ou seu ministério. Normalmente o exemplo que mais vimos é a consagração ministerial, um culto em que o pastor ou alguém do ministério vai ser consagrado ” levitas, pastores, diáconos, presbíteros … etc “ é um dia especial que faz uso da oração e do óleo ungido, pois a oração é a conexão de nós com cristo e para entregar a ele precisa de uma conversa com ele. (parece um pouco obvio, mas creio que poucas pessoas saibam)

“Estou dizendo isso para o próprio bem de vocês; não para lhes impor restrições, mas para que possam viver de maneira correta, em plena consagração ao Senhor.” (1 Coríntios 7:35)

O chamado de cristo nos separa para servirmos, o Espírito nos revela qual o dom temos para servi-Lo. Porém precisamos entender que este caminho de consagração é constante, árduo e muitas vezes sofrido, pois precisamos deixar de fazer nossas vontades afim de realizar a obra do Eterno que nos consagrou através do sangue de Cristo.

Práticas mais comuns para buscar esse caminho de consagração.

  • Leia a Bíblia – conheça ainda mais a Deus.
  • Ore a Deus – Se relacione com Deus.
  • Se arrependa dos seus pecados – Todos os dias…
  • Sirva a Deus e aos irmãos – Descubra o seu dom e edifique a vida dos seus irmãos e daqueles que te cercam.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.