Projeto Gospel - Tudo sobre a Bíblia Sagrada

Início » Significados Bíblicos » O que é Consagração? Como se Consagrar a Deus?

O que é Consagração? Como se Consagrar a Deus?

“Consagrem-se, porém, e sejam santos, porque eu sou o Senhor, o Deus de vocês. Obedeçam aos meus decretos e pratiquem-nos. Eu sou o Senhor que os santifica.” (Levítico 20:7,8)

Todo cristão entende que precisa se consagrar pois desde a lei mosaica expressa em Levítico, se consagrar não é uma opção, mas sim uma necessidade.

A questão que paira sobre esse princípio não que o dever mas a forma correta para que esta consagração aconteça.

o-que-e-consagracao

Significado de Consagração

A consagração é uma dedicação de algo ou alguém para Deus. Quando uma pessoa ou alguma coisa é consagrada, fica dedicado para o louvor e o trabalho de Deus.

Normalmente pessoas hoje em dia consagram coisa, como “Tenis, carro, casa, finanças etc” esse ato é a mesma coisa que entregar ao Senhor, tendo em vista que serão usadas para coisas boas e não para o pecado.

É um senso comum que a consagração teve início no momento em que Deus selecionou os levitas para servirem no templo. Importante ressaltar que eles eram responsáveis por toda a preparação do templo para o culto a ser prestado pelo sacerdote à frente do povo.

Então existia algumas leis instituídas por Deus para que eles estivessem aptos, dignos do serviço que seria prestado.

A partir deste princípio todo povo de Deus começou a realizar alguns ritos de consagração. Então objetos, ofertas, alguns dias, festas, trabalhos e ministérios e principalmente pessoas eram consagrados e esta consagração valia realmente perante Deus e os homens.

E essa pratica se perpetuou ao longo dos anos por todo o povo de Deus. Não entrarei no mérito da valia desta consagração nos dias de hoje.

Mas então Como me Consagro Hoje?

Normalmente a consagração hoje em dia é feita por uma oração, seus objetos ou seu ministério. Normalmente o exemplo que mais vimos é a consagração ministerial, um culto em que o pastor ou alguém do ministério vai ser consagrado ” levitas, pastores, diáconos, presbíteros … etc “ é um dia especial que faz uso da oração e do óleo ungido, pois a oração é a conexão de nós com cristo e para entregar a ele precisa de uma conversa com ele. (parece um pouco obvio, mas creio que poucas pessoas saibam)

“Estou dizendo isso para o próprio bem de vocês; não para lhes impor restrições, mas para que possam viver de maneira correta, em plena consagração ao Senhor.” (1 Coríntios 7:35)

O chamado de cristo nos separa para servirmos, o Espírito nos revela qual o dom temos para servi-Lo. Porém precisamos entender que este caminho de consagração é constante, árduo e muitas vezes sofrido, pois precisamos deixar de fazer nossas vontades afim de realizar a obra do Eterno que nos consagrou através do sangue de Cristo.

Práticas mais comuns para buscar esse caminho de consagração.

  • Leia a Bíblia – conheça ainda mais a Deus.
  • Ore a Deus – Se relacione com Deus.
  • Se arrependa dos seus pecados – Todos os dias…
  • Sirva a Deus e aos irmãos – Descubra o seu dom e edifique a vida dos seus irmãos e daqueles que te cercam.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Miguel Leme

Criador do Projeto Gospel, desenvolveu o projeto para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Recomendação da Semana