Início » Perguntas » Como Estudar a Bíblia: Guia Completo

Como Estudar a Bíblia: Guia Completo

Descubra nesse artigo o melhor jeito de como estudar a bíblia, entendendo livro por livro, seguindo um passo a passo fácil e simples de ser aplicado para você conseguir entender cada versículo lido, conforme a vontade de Deus.

A Bíblia Sagrada é onde Deus nos revela todo o conhecimento que precisamos ter para viver uma vida conforme a sua vontade. Como cristãos, acreditamos plenamente que Deus fala através da Bíblia, em cada linha, em cada versículo e em cada capitulo.

Você concorda…
que é nosso dever como filhos de Deus, conhecer e entender melhor a vontade do Pai celestial para a nossa vida?

Sem sombra de dúvidas,  a melhor maneira de conseguir isso é examinar cuidadosamente o livro que Ele escreveu, a Bíblia Sagrada, que comunica quem Ele é e o seu plano para cada um de nós.

confira 5 passos simples para estudar a biblia.
Aprenda Como Estudar a Bíblia Passo a Passo, Livro por Livro.

Continue lendo esse artigo e você vai aprender em 5 etapas simples, um passo a passo inspirado e abençoado por Deus para você realizar uma leitura bíblica e alcançar o entendimento da palavra de Deus.

Mas… Porque Estudar a Bíblia?

Antes de falar sobre as 5 etapas simples de como estudar a bíblia, quero mostrar para você o porquê você deve estudar a bíblia frequentemente.

Em Josué 1:8 está a resposta:

“Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.”

E, em João 8:32 a palavra de Deus nos diz:

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

Além dos dois versículos acima, encontramos na Escritura Sagrada vários outros versículos que nos mostra porque devemos sempre estar estudando a bíblia de forma frequente e regular.

Clique no link abaixo e conheça o melhor curso de teologia do Brasil.

3 Ótimos Motivos para você Estudar a Bíblia

Após o batismo, as pessoas devem ser ensinadas a observar todas as coisas que Jesus ordenou (Mateus 28:18-20). Aprender a vontade de Deus é tão essencial depois do batismo como antes. A conversão deve ser o começo de um esforço de estudo ao longo da vida. No entanto, a fim de nos beneficiarmos do estudo da Bíblia, precisamos saber como estudar a Bíblia adequadamente.

Abaixo segue os 3 pontos principais para você começar a partir de hoje a entender e apreciar a importância do estudo da bíblia em sua vida cristã.

  1. Estude a Bíblia para que você possa evitar erros em sua vida e crescer espiritualmente. E também evitar falsos ensinamentos. Precisamos conhecer a verdade diretamente de Deus.
  2. Estude a Bíblia para expressar amor a Deus e à Sua palavra, fazendo a sua obra,  levando a sua palavra aos que ainda não conhecem. Devemos falar de Deus a todo momento e para isso, precisamos conhecer a sua palavra.
  3. E a que considero mais importante: Estude e medite na palavra da Escritura Sagrada para que você possa obedecer a Deus em todos os mandamentos e situações.

A Palavra de Deus revela completamente a sua vontade para nós, mas muitas vezes optamos em ler um livro de auto ajuda, livro de histórias, jornal e notícias de esportes e acabamos deixando de ler a bíblia, negligenciando a palavra de Deus.

VOCÊ CONCORDA QUE…:

Precisamos dedicar um tempo para estudar e entender a bíblia sagrada e assim, entendermos a perfeita vontade de Deus para nossas vidas?

5 Passos Simples de Como Estudar a Bíblia

confira nesse artigo Como Estudar a Biblia corretamente, passo a passo, sozinho.
Confira abaixo os 5 passos simples para Estudar a Bíblia.

Há várias formas de estudar a Bíblia, mas uma das abordagens mais eficazes e simples para ler e compreender a Palavra de Deus pode ser resumida em 5 passos simples para entender qualquer passagem da Bíblia.

  • faça uma Oração antes de começar qualquer estudo da Bíblia Sagrada;
  • Realize um estudo com Atenção e Observação;
  • Papel e caneta na mão;
  • Interpretação do Espirito Santo;
  • Avaliação e Aplicação da palavra.

Passo 1: faça uma Oração antes de começar qualquer estudo da Bíblia Sagrada

Sempre que for ler e estudar a bíblia, peça a Deus que se revele a você através da sua Palavra. Nós recebemos o Espírito Santo como um GUIA para nos ajudar na interpretação da Palavra de Deus.

Tentar estudar a palavra de Deus, sem pedir a revelação do espirito santo é como ler um simples livro, ou seja, até vamos lembrar da história, mas, não vamos compreender a perfeita vontade de Deus. Então sempre ore antes de começar qualquer estudo da bíblia.

Passo 2: Estude com Atenção e Observação

Ao começar a estudar a bíblia, seja uma passagem única ou o estudo completo de um livro, precisamos ler com muita atenção e observando os seguintes itens:

  • Quem são os personagens da passagem? Quem está falando? Para quem está sendo falado?
  • Onde se passou essa história?
  • Quais são os principais fatos da história? O que vem antes e depois para colocar a passagem em contexto?
  • Anote as palavras mais difíceis e procure o significado de cada uma delas para entender o que realmente significam.

Passo 3: Papel e Caneta na Mão

Sempre que for começar a estudar a bíblia, mesmo que seja um único versículo, tenha sempre ao seu lado papel e caneta para anotar as palavras, versículos e dados importantes. Quando anotamos, nossa mente tende a memorizar muito mais fácil as palavras.

Todas as palavras difíceis que você encontrar no momento da leitura, anote no seu caderno e depois busque a tradução e os significados. Também é legal e auxilia muito nos estudos, você ler a bíblia em linguagens e traduções diferentes. Assim você vai entender com mais facilidade cada passagem que estiver estudando.

VEJA TAMBÉM…

No final dessa página, o exclusivo método para Memorizar milhares de palavras, versículos e passagens da Bíblia. Esse método foi criado pela Universidade da Bíblia e vai te ajudar nessa decisão de estudar a Bíblia Sagrada. Veja mais informações no final desse artigo.

Passo 4: Interpretação do Espirito Santo

Agora que você já realizou uma leitura da passagem bíblica com atenção, anotando e observando os principais fatos, leia novamente, realizando um estudo da passagem, buscando entender a interpretação da palavra, deixando o Espirito Santo ser o seu guia.

A palavra de Deus se renova a cada dia e o Espirito Santo está a nossa disposição para nos auxiliar e dar o melhor entendimento da sua palavra, nos direcionando em cada situação.

Passo 5: Avaliação e Aplicação da Palavra

O Espirito Santo vai mostrar e dar o entendimento da Palavra, mostrando o que podemos tirar dessa passagem, como pode ser aplicada em nossa vida, mesmo que seja referente a uma história escrita a mais de 2 mil anos.

Você vai aprender a aplicar em sua vida essa passagem bíblica para viver uma vida conforme a vontade de Deus, aceitando aquilo que precisa mudar e corrigir em sua vida, aumentando a sua Fé e se fortalecendo espiritualmente mais e mais.

Deus quer que você conheça cada vez mais Dele para que você possa viver uma vida santificada e conforme os mandamentos escrito no evangelho do Senhor Jesus Cristo.

Então, faça a sua parte a partir de hoje, defina o melhor jeito de como estudar a bíblia, seja sozinho ou em um grupo de estudo na sua igreja ou na sua casa, juntamente com seus familiares e amigos.

Por onde começar a Estudar a Bíblia?

Se você nunca realizou um estudo da Bíblia e sente no seu coração que Deus está te convidando a partir de hoje para começar a estudar e entender mais sobre a sua Palavra, lendo a Bíblia regularmente, o melhor jeito que considero para dar esse passo é:

  • Comece a ler e estudar a Bíblia a partir do Novo Testamento, lendo primeiramente os livros de Mateus, Marcos e Lucas. Esses são os principais evangelhos que relatam a vida de Jesus, desde o seu nascimento, os milagres realizados até a sua morte e ressurreição.
  • Depois leia o evangelho de João para se aprofundar mais sobre a vida de Jesus Cristo.
  • Assim que finalizar a leitura desses 4 livros, recomendo ler novamente, estudando cada milagre realizado por Jesus, entendo as passagens, como foi o milagre e o que você pode tirar dessa passagem para aplicar em sua vida espiritual, fortalecendo a sua Fé.

Os livros do Antigo Testamento são mais voltados as histórias bíblicas. Então depois que você já conhecer bem a história de Jesus, entendendo os seus mandamentos, você pode começar a leitura do Antigo Testamento por:

  • Gênesis, entendendo como Deus criou todas essas maravilhas, como viveu os personagens da época e como é a história de cada um dos personagens antigos, tais como: Vida de Noé, Abraão, Moisés, Davi, José, entre outros heróis da Fé.
  • Depois vá pedindo direção ao espirito Santo e com certeza Deus vai mostrando o melhor jeito de fazer um ótimo e abençoado estudo bíblico.

Não tenha pressa em estudar a Bíblia, mas certifique-se de criar um plano de leitura biblicapara que a cada dia você possa estar se dedicando a conhecer um pouco mais sobre Deus.

Veja também…

10 Dicas de Como Estudar a Bíblia Corretamente!

10 dicas de como Estudar a Bíblia agradando a Deus

E para finalizar, quero deixar aqui mais 10 dicas para você estudar a bíblia e que tem me auxiliado a compreender a palavra de Deus.

  1. Sempre ao iniciar os estudos, ore a Deus e peça entendimento e sabedoria, e que o Espirito Santo seja o seu guia.
  2. Estude com uma mente aberta e um amor pela verdade.
  3. Tenha sempre em mãos caderno e caneta para anotar todas as palavras que não entendeu e depois busque por cada significado.
  4. Você precisa ler pelo menos 2 vezes. A primeira leitura faça com o objetivo de compreender os fatos e vá anotando, e somente na segunda leitura busque realizar o estudo da passagem bíblica.
  5. Ter mais de uma Bíblia de estudo em mãos pode ser uma ótima ferramenta para você analisar a mesma passagem em cada tradução.
  6. Procure ter em mãos uma Bíblia com a linguagem atualizada.
  7. Para realizar um estudo e entender perfeitamente a Bíblia, muitas vezes você vai precisar de um dicionário bíblico para ajudar no entendimento das palavras mais complicadas.
  8. Quando estiver estudando a Bíblia, esteja com a mente tranquila. Evite momentos que esteja nervoso, estressado ou muito cansado, pois dificilmente vai conseguir realizar um bom estudo da palavra de Deus.
  9. Defina um plano de Estudo, definindo dias, horários que pretende estudar e quais livros.
  10. Aprenda técnicas de memorização para você gravar em sua mente todas passagens e versículos que for lendo e estudando diariamente.

Deixe Deus guiar e direcionar você em todos os momentos da sua vida.

A palavra de Deus, não apenas ensina porque devemos estudar, mas, nos ensina como estudar. Não temos desculpas para não estudar e aprender a palavra de Deus. Nosso destino eterno depende do resultado de uma vida guiada por Deus.

(Veja aqui os livros da bíblia em inglês )

Estude a Bíblia com esse Material …

Agora você pode estudar a bíblia com qualidade e com material de acompanhamento teológico

Com esse incrível material você vai aprender a bíblia …

Administração Eclesiástica
 Angelologia
 Antropologia
 Atos dos Apóstolos
 Batalha Espiritual
 Bibliologia
 Cristologia
 Cura Interior
 Didática
 Discipulado
 Doutrinas Bíblicas
 Eclesiologia
 Epístolas Paulinas
 Escatologia
 Doutrina do Batismo
 Ética Cristã
 Ética Pastoral
 Exegese Bíblica
E muito mais!!!

→ Ver todo material

Esse método foi criado pela Universidade da Bíblia e tem sido utilizado por milhares de pessoas, comprovando na prática os melhores resultados na hora de estudar a bíblia e vai te ajudar a atingir tudo isso.

Clique na opção abaixo para conferir todos os detalhes de como ter acesso ao melhor método de memorização para você estudar a bíblia com mais facilidade e sem correr o risco de esquecer o que estudou.

Clique no link abaixo e conheça o melhor curso de teologia do Brasil.

“E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.” Jr 29:13

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.